Sociologia material para o ensino médio: Socialização

 




Socialização Primária, secundária, terciária

Socialização – Conceituação

• Processo pelo qual o indivíduo internaliza o coletivo, ou seja, através da socialização é que as idéias e valores estabelecidos pelo coletivo passam o constituir o indivíduo e pela apreensão destas é que ele adapta-se aos grupos que faz parte.

A socialização é um processo dinâmico e é ferramenta de formação da personalidade e por sua vez o indivíduo também passa a ser ferramenta de manutenção e transformação da socialização, pois quem é o socializado é também um que socializa, e tal interação e integração estará sempre presente, pois enquanto houver relação humana haverá socialização.

O indivíduo precisa e depende da sociedade e esta só existe em razão dos indivíduos, e nesta relação surgem as regras e normas como meios de coerção social para manter o equilíbrio desta relação, e estas afetam o indivíduo que passa a ter uma liberdade condicionada, e ele ora as atende e ora as transgride, gerando conflitos com o seu meio por este não exercer satisfatoriamente o seu papel social.

• O indivíduo insere-se na sociedade por meio dos grupos sociais;
• O processo de socialização pode variar de acordo com o ambiente ou o tempo
• Tipos de educação:
• Formal: onde ocorrem relações mais superficiais, profissionais. Nesse espaço buscam-se respeito às normas, as regras…
• Informal: onde ocorrem relações mais íntimas, marcadas por afetos.
• Ainda há os agentes versáteis: ou seja, presente em todas as esferas do indivíduo, como a TV, o jornal, Cinema, Rádio, Internet…

Texto complementar: O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO HUMANA

O processo de socialização humana é processo complexo e é composto de três fases (primária, secundária e terciária).

O ser humano é um ser social, isto é ,incapaz de viver isoladamente longe de outro ser humano e além disso, precisa conviver com um maior número possível de outros humanos para formar sua própria personalidade e visão de mundo, tal busca pela construção de sua própria personalidade e visão de mundo é justamente o processo de socialização.

Em sua fase primária, a socialização humana ocorre na infância, onde a criança por não ter um mínimo de experiência de vida não tem a mínima condição de avaliar se tudo o que lhe ensinam é verdadeiro ou não, é induzida a acreditar em tudo e em todos a sua volta sem fazer qualquer tipo de questionamento, é a chamada aprendizagem incondicional ou aprendizagem por imitação.

Já a fase secundária da socialização humana ocorre na adolescência, onde o indivíduo ainda não é totalmente um adulto mas já não é mais tão criança, por isto dispõe de um mínimo de experiência de vida suficiente para ao menos tentar valiar se tudo o lhe foi ensinado e imposto como sendo certo, errado, bom, ruim, justo, injusto, ético, não ético, moral, imoral, existe ou não existe, é realmente ou não certo, errado, bom uim, justo, injusto, ético, não ético, moral, imoral, existe ou não existe. É a fase dos “Pôr que? Como? Quando? Onde!!!”. Não é atoa que o adolescente (normalmente) é tão rebelde, isto é conseqüência dos conflitos decorrentes do fato dele continuamente ser obrigado a reconhecer que nem tudo o que lhe imporão como verdade realmente o são, a maneira como lhe ensinaram de como é a vida e como ele tem que viver não tem coerência com a realidade que está a sua volta e mais revoltado ainda o adolescente fica quando se vê obrigado a reconhecer que lhe fizeram de bobo e boneco sem que ele tivesse a mínima noção de o quanto seus pais e as estruturas sociais vigentes lhe manipulavam. Dependendo do grau manipulativo que ele sofreu, acaba não sabendo mais distinguir quando estão lhe dizendo a verdade ou o quanto estão lhe manipulando, a partir daí o adolescente passa a buscar suas próprias respostas para as perguntas que a sociedade insiste em não querer lhe fornecer e quando fornece são respostas que não têm coerência com a realidade na qual está inserida. Tal busca pelas respostas que a sociedade insiste em não responder e proibe que se tente respondê-las é justamente a fase terciária da socialização.

Quando um indivíduo passa defender até as últimas conseqüências a seguinte tese:”…não existe assunto inquestionável, não existe assunto proibido, não existe pergunta proibida ,não existem experiências proibidas e cada um tem que ser adulto o suficiente para arcar com as conseqüências de seus próprios atos…”; significa que tal indivíduo se encontra na fase terciária do processo de socialização humana. Infelizmente mais de 75% da população mundial, mau consegue ao longo de toda a sua vida chegar até a fase secundária e mais de 98% da população mundial morre de velhice sem ter alcançado a fase terciária de socialização humana.

Os problemas que decorrem nesta discrepância, também fazem parte dos problemas que quotidianamente o professor tem que enfrentar dentro da sala de aula com os seus alunos e demais fatores do complexo processo educativo e mesmo quem não seja professor e tenha chegado á fase terciária do processo de socialização humana enfrenta problemas diversos decorridos desta referida discrepância.

 

Questão do 1° ano

1.      Defina socialização:

2.      O que é a socialização primária?

3.      O que é a socialização secundária?

4.      A socialização é um processo dinâmico, por quê?

5.      Como o indivíduo se insere na sociedade e quais os tipo de educação, segundo o texto, explique?

 

 

Prof. Paulo Lima

 

Comentários

Postagens mais vistas