Sociologia material para o ensino médio: Socialização
Socialização – Conceituação
• Processo pelo qual o indivíduo internaliza o coletivo, ou
seja, através da socialização é que as idéias e valores estabelecidos pelo
coletivo passam o constituir o indivíduo e pela apreensão destas é que ele
adapta-se aos grupos que faz parte.
A socialização é um processo dinâmico e é ferramenta de formação da
personalidade e por sua vez o indivíduo também passa a ser ferramenta de
manutenção e transformação da socialização, pois quem é o socializado é também
um que socializa, e tal interação e integração estará sempre presente, pois
enquanto houver relação humana haverá socialização.
O indivíduo precisa e depende da sociedade e esta só existe
em razão dos indivíduos, e nesta relação surgem as regras e normas como meios
de coerção social para manter o equilíbrio desta relação, e estas afetam o
indivíduo que passa a ter uma liberdade condicionada, e ele ora as atende e ora
as transgride, gerando conflitos com o seu meio por este não exercer
satisfatoriamente o seu papel social.
• O indivíduo insere-se na sociedade
por meio dos grupos sociais;
• O processo de socialização pode variar de acordo com o ambiente ou o tempo
• Tipos de educação:
• Formal: onde ocorrem relações mais superficiais, profissionais. Nesse espaço
buscam-se respeito às normas, as regras…
• Informal: onde ocorrem relações mais íntimas, marcadas por afetos.
• Ainda há os agentes versáteis: ou seja, presente em todas as esferas do
indivíduo, como a TV, o jornal, Cinema, Rádio, Internet…
Texto complementar: O PROCESSO DE
SOCIALIZAÇÃO HUMANA
O processo de socialização humana é processo complexo e é
composto de três fases (primária, secundária e terciária).
O ser humano é um ser social, isto é ,incapaz de viver
isoladamente longe de outro ser humano e além disso, precisa conviver com um
maior número possível de outros humanos para formar sua própria personalidade e
visão de mundo, tal busca pela construção de sua própria personalidade e visão
de mundo é justamente o processo de socialização.
Em sua fase primária, a socialização humana ocorre na
infância, onde a criança por não ter um mínimo de experiência de vida não tem a
mínima condição de avaliar se tudo o que lhe ensinam é verdadeiro ou não, é
induzida a acreditar em tudo e em todos a sua volta sem fazer qualquer tipo de
questionamento, é a chamada aprendizagem incondicional ou aprendizagem por
imitação.
Já a fase secundária da socialização humana ocorre na
adolescência, onde o indivíduo ainda não é totalmente um adulto mas já não é
mais tão criança, por isto dispõe de um mínimo de experiência de vida
suficiente para ao menos tentar valiar se tudo o lhe foi ensinado e imposto
como sendo certo, errado, bom, ruim, justo, injusto, ético, não ético, moral,
imoral, existe ou não existe, é realmente ou não certo, errado, bom uim, justo,
injusto, ético, não ético, moral, imoral, existe ou não existe. É a fase dos “Pôr
que? Como? Quando? Onde!!!”. Não é atoa que o adolescente (normalmente) é tão
rebelde, isto é conseqüência dos conflitos decorrentes do fato dele
continuamente ser obrigado a reconhecer que nem tudo o que lhe imporão como
verdade realmente o são, a maneira como lhe ensinaram de como é a vida e como
ele tem que viver não tem coerência com a realidade que está a sua volta e mais
revoltado ainda o adolescente fica quando se vê obrigado a reconhecer que lhe
fizeram de bobo e boneco sem que ele tivesse a mínima noção de o quanto seus
pais e as estruturas sociais vigentes lhe manipulavam. Dependendo do grau
manipulativo que ele sofreu, acaba não sabendo mais distinguir quando estão lhe
dizendo a verdade ou o quanto estão lhe manipulando, a partir daí o adolescente
passa a buscar suas próprias respostas para as perguntas que a sociedade
insiste em não querer lhe fornecer e quando fornece são respostas que não têm
coerência com a realidade na qual está inserida. Tal busca pelas respostas que
a sociedade insiste em não responder e proibe que se tente respondê-las é
justamente a fase terciária da socialização.
Quando um indivíduo passa defender até as últimas
conseqüências a seguinte tese:”…não existe assunto inquestionável, não existe
assunto proibido, não existe pergunta proibida ,não existem experiências
proibidas e cada um tem que ser adulto o suficiente para arcar com as
conseqüências de seus próprios atos…”; significa que tal indivíduo se encontra
na fase terciária do processo de socialização humana. Infelizmente mais de 75%
da população mundial, mau consegue ao longo de toda a sua vida chegar até a
fase secundária e mais de 98% da população mundial morre de velhice sem ter
alcançado a fase terciária de socialização humana.
Os problemas que decorrem nesta discrepância, também fazem
parte dos problemas que quotidianamente o professor tem que enfrentar dentro da
sala de aula com os seus alunos e demais fatores do complexo processo educativo
e mesmo quem não seja professor e tenha chegado á fase terciária do processo de
socialização humana enfrenta problemas diversos decorridos desta referida
discrepância.
Questão
do 1° ano
1.
Defina socialização:
2.
O que é a socialização primária?
3.
O que é a socialização secundária?
4.
A socialização é um processo dinâmico,
por quê?
5.
Como o indivíduo se insere na sociedade
e quais os tipo de educação, segundo o texto, explique?
Prof.
Paulo Lima
Comentários
Postar um comentário