ANÁLISE DA MÚSICA: GERAÇÃO COCA-COLA

 






A música geração coca-cola da banda Legião Urbana retrata um mundo que poucos conseguem enxergar, a verdadeira dependência da nossa nação em relação para com os outros países. Isso fica mas evidente quando o autor da música o cantor e compositor Renato Russo coloca :
Quando nascemos fomos programados a receber o que vocês, empurraram-nos com os enlatados dos USA, de nove as seis, desde pequenos nós comemos lixo, comercial industrial”.
Sendo assim compreende-se que fatos sociais são externos ao sujeito e que a inserção do indivíduo em determinada sociedade vai determinar seu comportamento tanto biológico quanto social.
Portanto o processo de socialização Norte americano no Brasil é tremendo, principalmente pelas vias dos meios de comunicação onde boa parcela da sociedade brasileira é influenciada pelas marcas de produtos estrangeiro. Tendo como exemplo: Produtos têxteis como C&A, e outros como a boneca Barbier e o refrigerante (coca-cola) título da música aqui analisada.
Assim sem perceber acabamos sendo socializados e interiorizando a cultura dos Estados Unidos da América e também reproduzindo a forma de falar de pensar e de agir, deste país. Criando assim algumas características que são a Exterioridade - esta característica transmite o fato desses padrões de cultura a serem "exteriores aos indivíduos", ou seja, ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas consciências., coercitividade - característica relacionada com a força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram. Estes padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os indivíduos a cumpri-los. Generalidade - os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade.
A música também tenta mostra apatia do jovem socializado com cultura do consumismo, fruto do sistema capitalista.
Somos os filhos da revolução, somos burgueses sem religião somos o futuro da nação, geração coca-cola”
Tentando evidência um jovem apático e despolitizando, ”sem religião” sem objetivo sem se preocupar com as principais demandas do Brasil como educação, segurança, distribuição de renda, moradia e etc.
Vai frisar a importância da escola como um dos principais formadores de opinião e acomodação, pois se esta a “escola está inserida no sistema capitalista, então esta serve a este sistema ou seja para manter o status quo, na visão da banda.
Depois de 20 anos na escola não é difícil de aprender, todas as manhãs do seu jogo sujo”.
Depois o compositor vai dizer: “Não é assim que tem que ser vamos fazer nosso dever de casa e aí então vocês vão ver, suas crianças derrubando reis, fazer comedi com as suas leis.
No sentido que mesmo de forma lenta pode haver mudanças na sociedade, com um processo de descobertas de novos saberes e com uma reelaboração do conhecimento.
Por fim ele encerra a música cantando o refrão: “Geração coca-cola, geração coca-cola geração coca-cola, geração coca-cola”. 

REFERÊCIAS


 BERGER,Peter L. LUCKMAN,Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis, Vozes,
 1985.

 DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo, Martin Claret, 2007.

 Legião Urbana. Geração Coca-Cola. Compositor: Dado Vila-lobos, Renato Russo.


 

Comentários

  1. Excelente analogia a respeito da musica, foi de grande ajuda para a pesquisa que estou realizando.
    Parabéns

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  2. Obrigada por esta analise, ouvi a música já faz um tempo, porém não tinha compreendido tudo, agradeço por este trecho a mais para minha cultura!

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