ANÁLISE DA MÚSICA: GERAÇÃO COCA-COLA
A música geração coca-cola da banda
Legião Urbana retrata um mundo que poucos conseguem enxergar, a
verdadeira dependência da nossa nação em relação para com os
outros países. Isso fica mas evidente quando o autor da música o
cantor e compositor Renato Russo coloca :
“Quando nascemos fomos programados a
receber o que vocês, empurraram-nos com os enlatados dos USA, de
nove as seis, desde pequenos nós comemos lixo, comercial
industrial”.
Sendo assim compreende-se que fatos
sociais são externos ao sujeito e que a inserção do indivíduo em
determinada sociedade vai determinar seu comportamento tanto
biológico quanto social.
Portanto o processo de socialização
Norte americano no Brasil é tremendo, principalmente pelas vias dos
meios de comunicação onde boa parcela da sociedade brasileira é
influenciada pelas marcas de produtos estrangeiro. Tendo como
exemplo: Produtos têxteis como C&A, e outros como a boneca
Barbier e o refrigerante (coca-cola) título da música aqui
analisada.
Assim sem perceber acabamos sendo
socializados e interiorizando a cultura dos Estados Unidos da América
e também reproduzindo a forma de falar de pensar e de agir, deste
país. Criando assim algumas características que são a
Exterioridade - esta característica transmite o fato desses padrões
de cultura a serem "exteriores aos indivíduos", ou seja,
ao fato de virem do exterior e de serem independentes das suas
consciências., coercitividade - característica relacionada com a
força dos padrões culturais do grupo que os indivíduos integram.
Estes padrões culturais são fortes de tal maneira que obrigam os
indivíduos a cumpri-los. Generalidade - os fatos sociais existem não
para um indivíduo específico, mas para a coletividade.
A música também tenta mostra apatia
do jovem socializado com cultura do consumismo, fruto do sistema
capitalista.
“Somos os filhos da revolução,
somos burgueses sem religião somos o futuro da nação, geração
coca-cola”
Tentando evidência um jovem apático
e despolitizando, ”sem religião” sem objetivo sem se preocupar
com as principais demandas do Brasil como educação, segurança,
distribuição de renda, moradia e etc.
Vai frisar a importância da escola
como um dos principais formadores de opinião e acomodação, pois se
esta a “escola está inserida no sistema capitalista, então esta
serve a este sistema ou seja para manter o status quo, na visão da
banda.
“Depois de 20 anos na escola não é
difícil de aprender, todas as manhãs do seu jogo sujo”.
Depois o compositor vai dizer: “Não
é assim que tem que ser vamos fazer nosso dever de casa e aí então
vocês vão ver, suas crianças derrubando reis, fazer comedi com as
suas leis.
No sentido que mesmo de forma lenta
pode haver mudanças na sociedade, com um processo de descobertas de
novos saberes e com uma reelaboração do conhecimento.
Por fim ele encerra a música cantando
o refrão: “Geração coca-cola, geração coca-cola geração
coca-cola, geração coca-cola”.
REFERÊCIAS
BERGER,Peter
L. LUCKMAN,Thomas. A construção social da realidade.
Petrópolis, Vozes,
1985.
DURKHEIM, Émile. As regras do método
sociológico. São Paulo, Martin Claret, 2007.
Legião Urbana. Geração
Coca-Cola. Compositor: Dado Vila-lobos, Renato Russo.
Excelente analogia a respeito da musica, foi de grande ajuda para a pesquisa que estou realizando.
ResponderExcluirParabéns
Obrigada por esta analise, ouvi a música já faz um tempo, porém não tinha compreendido tudo, agradeço por este trecho a mais para minha cultura!
ResponderExcluirmto bom
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