IDEOLOGIAS PARA SE MANTER O STATUS QUO

 

 
Para conseguir manter a exploração, para a classe dominante conseguir impor o sistema às demais classes sociais, não basta a força armada. Ela precisa fazer com que as pessoas se convençam de que este sistema é bom, de que não há outro possível, de que o modo certo de trabalhar é assim, que é justo que o patrão fique com a maior parte da produção, etc. O conjunto das ideias e atitudes morais e religiosas, jurídicas, políticas, e filosóficas que, na sociedade, firma os indivíduos em seus papéis, em suas funções e relações sociais - chama-se ideologia. Ideologia é um conjunto de crenças, valores e atitudes culturais que servem de base e, por isso, se justificam até certo ponto e tornam legítimo o status quo, e freia os movimentos sociais para muda-lo.
Do ponto de vista marxista, a maioria das ideologias reflete os interesses de grupos dominantes, como maneira de perpetuar sua dominação e privilégios. Este fato é especialmente verdadeiro no caso de sistemas opressivos que requerem justificação detalhada para que continuem a existir. O racismo branco, por exemplo, inclui ideias sobre diferenças raciais que são usadas para convalidar e defender privilégios dos brancos. Existem ideologias semelhantes por motivos de sexo, classe, etnia e religião.
Em sentido mais geral, a cultura de todos os sistemas sociais inclui uma ideologia que serve para explicar e justificar sua existência como estilo de vida, seja uma ideologia com raízes na família, que define natureza e a finalidade da vida familiar, ou uma ideologia religiosa que serve de base e prega um sistema de vida em relação a forças sagradas.
Essas ideias formam um sistema cultural que justifica e faz aceitar como natural a situação em que se vive. A ideologia tem a função de adaptar os homens à sociedade em que vivem. Ela penetra de tal modo nas pessoas que se a exploração permanece, é porque as pessoas passam a encarar esta situação como normal, ou seja, não percebem que são exploradas e oprimidas. A religião é outro elemento fundamental para a ideologia. Nela se projetam os problemas da vida e da morte. Na medida em que ela ensina que o que importa é o céu e não a terra, a vida futura e não o presente, que os males e sofrimentos são compensados na outra vida ou na outra reencarnação, que ser pobre é bom e que o homem deve se resignar com sua pobreza, que não convém lutar pelo que é seu (Deus dará depois), que ir contra o patrão é cultivar o ódio - que é coisa do diabo - etc. - ela aliena. A religião, assim, justifica o regime de opressão existente, convence as pessoas a se adaptarem a ela e ao status quo. Torna-se, pois, uma verdadeira coluna, um esteio do sistema capitalista.
É por isso que a classe dominante se vê ameaçada quando a Igreja começa a se colocar do lado do povo e a criticar as formas injustas de relacionamento social. As religiões que têm maior alcance e penetração são as que mais exercem a sua função ideológica, observa-se que quanto mais pobre e subdesenvolvido um país, mais religiões e seitas pululam as ideias básicas que perpassa as pregações que consistem em fazer acreditar que as ações sociais a riqueza e a pobreza, são movidas por forças espirituais e sobrenaturais (Deus, o destino...) e não pelos próprios humanos o egoísmo é natural ao homem que existem apenas homem e mulher fora isso é anormalidade coisa do capeta a agressividade e a violência fazem parte da psicologia humana: é por isso que há guerras, crimes etc. O trabalhador manual vale menos que o trabalhador intelectual. A ideologia tenta a todo custo afirmar que sempre haverá necessidade de homens que trabalhem e outros que estudem homens que dirijam e homens que sejam dirigidos por aqueles que são naturalmente mais capacitados, portanto haverá sempre ricos e pobres. Existem os puros e os impuros, os santos e os pecadores. Os que vão para o céu e os que vão para o inferno.
Como se vê, são ideias e atitudes que impedem qualquer possibilidade de transformação social, esses conceitos impedem o desenvolvimento de nossa cultura e de nossa evolução para uma sociedade mais humana. No entanto, a ideologia pode servir também como base para movimentos sociais em prol da mudança social que é tão emergencial, almejada e necessária do movimento verde de preservação ambiental ao feminismo radical, movimentos sociais dependem de conjuntos de ideias que explicam e justificam seus objetivos e métodos para que desta forma se possa ter uma mudança de fato e estrutural na sociedade.

Referência:

Karl Marx e Friedrich Engels. A Ideologia Alemã.  São Paulo: Martins Fontes.___ (1985)

KONDER, Leandro. A Questão da Ideologia. São Paulo, Companhia das Letras, 2002.














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