IDEOLOGIAS PARA SE MANTER O STATUS QUO
Para
conseguir manter a exploração, para a classe dominante conseguir
impor o sistema às demais classes sociais, não basta a força
armada. Ela precisa fazer com que as pessoas se convençam de que
este sistema é bom, de que não há outro possível, de que o modo
certo de trabalhar é assim, que é justo que o patrão fique com a
maior parte da produção, etc. O conjunto das ideias e atitudes
morais e religiosas, jurídicas, políticas, e filosóficas que, na
sociedade, firma os indivíduos em seus papéis, em suas funções e
relações sociais - chama-se ideologia. Ideologia é um conjunto de
crenças, valores e atitudes culturais que servem de base e, por
isso, se justificam até certo ponto e tornam legítimo o status quo,
e freia os movimentos sociais para muda-lo.
Do
ponto de vista marxista, a maioria das ideologias reflete os
interesses de grupos dominantes, como maneira de perpetuar sua
dominação e privilégios. Este fato é especialmente verdadeiro no
caso de sistemas opressivos que requerem justificação detalhada
para que continuem a existir. O racismo branco, por exemplo, inclui
ideias sobre diferenças raciais que são usadas para convalidar e
defender privilégios dos brancos. Existem ideologias semelhantes por
motivos de sexo, classe, etnia e religião.
Em
sentido mais geral, a cultura de todos os sistemas sociais inclui uma
ideologia que serve para explicar e justificar sua existência como
estilo de vida, seja uma ideologia com raízes na família, que
define natureza e a finalidade da vida familiar, ou uma ideologia
religiosa que serve de base e prega um sistema de vida em relação a
forças sagradas.
Essas
ideias formam um sistema cultural que justifica e faz aceitar como
natural a situação em que se vive. A ideologia tem a função de
adaptar os homens à sociedade em que vivem. Ela penetra de tal modo
nas pessoas que se a exploração permanece, é porque as pessoas
passam a encarar esta situação como normal, ou seja, não percebem
que são exploradas e oprimidas. A religião é outro elemento
fundamental para a ideologia. Nela se projetam os problemas da vida e
da morte. Na medida em que ela ensina que o que importa é o céu e
não a terra, a vida futura e não o presente, que os males e
sofrimentos são compensados na outra vida ou na outra reencarnação,
que ser pobre é bom e que o homem deve se resignar com sua pobreza,
que não convém lutar pelo que é seu (Deus dará depois), que ir
contra o patrão é cultivar o ódio - que é coisa do diabo - etc. -
ela aliena. A religião, assim, justifica o regime de opressão
existente, convence as pessoas a se adaptarem a ela e ao status quo.
Torna-se, pois, uma verdadeira coluna, um esteio do sistema
capitalista.
É
por isso que a classe dominante se vê ameaçada quando a Igreja
começa a se colocar do lado do povo e a criticar as formas injustas
de relacionamento social. As religiões que têm maior alcance e
penetração são as que mais exercem a sua função ideológica,
observa-se que quanto mais pobre e subdesenvolvido um país, mais
religiões e seitas pululam as ideias básicas que perpassa as
pregações que consistem em fazer acreditar que as ações sociais a
riqueza e a pobreza, são movidas por forças espirituais e
sobrenaturais (Deus, o destino...) e não pelos próprios humanos o
egoísmo é natural ao homem que existem apenas homem e mulher fora
isso é anormalidade coisa do capeta a agressividade e a violência
fazem parte da psicologia humana: é por isso que há guerras, crimes
etc. O trabalhador manual vale menos que o trabalhador intelectual. A
ideologia tenta a todo custo afirmar que sempre haverá necessidade
de homens que trabalhem e outros que estudem homens que dirijam e
homens que sejam dirigidos por aqueles que são naturalmente mais
capacitados, portanto haverá sempre ricos e pobres. Existem os puros
e os impuros, os santos e os pecadores. Os que vão para o céu e os
que vão para o inferno.
Como
se vê, são ideias e atitudes que impedem qualquer possibilidade de
transformação social, esses conceitos impedem o desenvolvimento de
nossa cultura e de nossa evolução para uma sociedade mais humana.
No entanto, a ideologia pode servir também como base para movimentos
sociais em prol da mudança social que é tão emergencial, almejada
e necessária do movimento verde de preservação ambiental ao
feminismo radical, movimentos sociais dependem de conjuntos de ideias
que explicam e justificam seus objetivos e métodos para que desta
forma se possa ter uma mudança de fato e estrutural na sociedade.
Referência:
Karl
Marx e Friedrich Engels. A Ideologia Alemã. São Paulo:
Martins Fontes.___ (1985)
KONDER,
Leandro. A Questão da Ideologia. São Paulo, Companhia das Letras,
2002.
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