Projeto: A Sociologia E O Jogo De Xadrez Para O Ensino Médio



Projeto: A Sociologia E O Jogo De Xadrez Para O Ensino Médio
Paulo Luiz Silva de Lima; Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor na Rede Estadual de Ensino do RN.





Resumo
O intuito deste projeto é fazer uma reflexão no processo de ensino e aprendizagem dos clássicos da sociologia através do jogo de xadrez no ensino médio e demonstrar como esta é utilizado na 2º Dired, mas precisamente nas cidades de Tibau do Sul e Goianinha / RN, para um total de 25 alunos, contextualizando e reforçando temas ligados a pluralidade, tradições e a representação da cultura local através do jogo de xadrez, sem esquecer as estruturas de totalidade global é claro, bem como pensar como uma ferramenta um recurso metodológico e também pedagógico que auxilia na vinculação da realidade histórico-social da comunidade onde a escola o aluno está inserido, de modo que se atente para a relevância e as diversidades socioculturais destes, exercitando a imaginação sociológica, este tema foi tratado por um sociólogo norte-americano chamado Wright Mills, no seu livro “A imaginação Sociológica” publicado pela primeira vez em 1959.
A sociologia, como ciência, baseia-se em pesquisas, métodos de investigação, reflexões sobre teorias e metodologias sobre o comportamento em grupo e em sociedade na interpretação dos conceitos do Émile Durkheim, Max Weber e o Karl Marx, facilitando e dinamizando a interpretação e a representação cultural da realidade social através do jogo de xadrez, desde o ensinar as regras básicas do jogo para os alunos que não sabem, bem como a representação simbólica de cada peça e do tabuleiro.
 Esta metodologia de ensino auxilia no ensino e na compreensão de temas estruturantes da sociologia do Émile Durkheim: fato social, exterioridade, generalidade, coercitividade, solidariedade mecânica, solidariedade orgânica, religião profano, sagrado, indivíduo, ser social, educação. Max Weber: ação social, relação social, tipos de ação social, tipos de dominação, esferas sociais, estamentos, classe, burocracia, Karl Marx: Materialismo histórico dialético classes sociais, burguesia,proletariado, estado, alienação, ideologia, infraestrutura, superestrutura, exploração, mais – valia, luta de classes, ditadura do proletariado, socialismo, comunismo. Desta feita, auxiliando o aluno na interpretação da realidade social o qual está inserido, o ajudando na compreensão que a vida nada mais é do que uma construção social e no desenvolvimento de habilidades como concentração, problematização, planejamento, reflexão e memorização.

“Ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” (Educação e Sociedade. p. 41).


            Logo, este projeto contribui como uma alternativa que resulte de um processo integrador entre a cultura local e a representação do jogo de xadrez a teoria sociológica e a comunidade escolar, o professor, aluno e seu contexto sociocultural. Na perspectiva de se pensar a construção da realidade social, sendo planejadas como ponto de referência as problemáticas socioculturais, econômica e política do contexto onde a escola, comunidade e alunos estão inseridos. Onde o planejamento do ensino, nessa perspectiva, esteja voltado eminentemente para a transformação da prática pedagógica do professor no que se refere à organização do ensino.
            Destarte, as formas que o xadrez pode ser usado tanto na sociologia como na matemática são as mais diversas no tocante deixo o exemplo em forma de peça que foi utilizado na Escola Estadual João Tibúrcio Goianinha.




 

Peça: Matriz Social




Primeiro Ato
O narrador apresenta a sala fala um pouco de cada peça o que elas representaram na idade média e na idade contemporânea, dizendo que mesmo com o passar dos séculos pouca coisa mudou. E dizer que existe uma relação inerente da sociologia da matemática com o jogo de xadrez com a nossa vida.
O Tabuleiro O estado (Já foi o feudo na idade média).
Rei e a Rainha (Banqueiros, empresários, latifundiários).
Bispo (A igreja, a religião).
Torre (O capitalismo e os mecanismos que esse utiliza para manter o poder políticos sinônimo de administração a mídia criando falsas realidades, ideologias).
Cavalo (Representa o poder o Judiciário e as forças militares, desde antiguidade o cavalo é sinônimo de força e poder).
Peão ( Já foi escravo na antiguidade o vassalo na idade média e hoje é o trabalhador do campo e da zona urbana).
Cena I
Entrada do rei
Torre -  Curvem suas cabeças peões...
-Sentem!
Rei – Torre, porque solicitou esta reunião? Tenho coisas mais importantes para me preocupar.
Torre – Meu rei, peço a ti um pouco de atenção para algo de extrema importância para todos nós aqui presentes. Meu senhor todos nós somos e sempre seremos seus servos, mas para a vossa majestade quem de nós vós serve melhor?
Rei _ Que pergunta mais idiota, como ousa me fazer perder tempo com um assunto tão fútil...bem estou aqui então faremos um julgamento..mas da próxima vez Torre não vou gostar de ser incomodado novamente.
Cavalo: Senhor, como julgar quem de nós é o mais poderoso...lutaremos até a morte?
Torre – Como sempre um bárbaro, Cavalo já pensei em tudo... como sempre... vamos informar ao nosso rei o nosso devido valor para a coroa e assim ele julgará qual de nós é digno de ser sua peça mais importante para o seu tabuleiro (estado).
Cena II
Cavalo – Então eu serei o primeiro... Meu rei, sou o braço forte do estado meu dever é servir e proteger a nobreza, pulo casas e peças mostrando violenta opressão, e desejo passar por cima de qualquer um para alcançar um objetivo. Tudo para proteger vossa alteza para proteger vosso reino por isso sou o mais importante, eu sou aquele que comanda seu exército e suas leis sou símbolo de bravura e lealdade.
Bispo – ahahahahaha seu tolo, cavalo e você também Torre, vocês nunca seriam tão importantes quanto eu ... Meu Rei, sou o mais próximo de Deus somente deus o ilumina e protege e dar sabedoria eu mantenho o povo dócil e calmo, não escute homens tolos, escute a voz de deus, escute a mim, pois seu reino não passaria de muralhas caídas sem deus sem a minha pessoa. Deus é a mais importante para te, eu sou a peça mais importante.
Rei: (risos) estou adorando seu discursos  (risos) vamos Torre sua vez!    
Torre – certo, meu Rei esses idiotas são hipócritas, eu sou o capital financeiro eu crio ilusões ideológicas usando a política a mídia a escola o trabalho as famílias para passar a impressão que está tudo bem tudo é natural e que nada precisa mudar,eu administro todo o seu reino, meus paços são calculados matematicamente para que haja uma oportunidade de queda do teu reino, sem mim o cavalo não teria o investimento para manter seu exército magnífico...
Cavalo – Seu desgraçado?! Está falando que meu exército depende de você?!
Torre – Sim, estou!
Rei – Cavalo, a Torre não comentou nada em seu manifesto. Se falar novamente sem permissão... Corto sua língua.
Torre – Obrigado meu Rei, as terras do seu reino são ricas e vasta por conta da minha manipulação e administração política, cuido para que tudo esteja em ordem em todo o seu reino, então é claro que eu sou o mais eficiente e necessário para o seu reino e para o Senhor é claro.
Cavalo / Bispos (Gritos).
Rei – (Gritos). Calados os dois, já sei que você é o mais importante para mim minha torre.
Cena III
Peão – Esperem... E nós?
Cavalo – Calado seu desgraçado quer ser decapitado?
Rei – Espere Cavalo estou intrigado... Peão como ousa falar assim com seu Rei?
Peão – Meu Rei, porque eles falaram e nós não? Eu sou tão importante quanto qualquer um deles, posso ainda ser tão importante quanto sua rainha, o Senhor apenas foge dos seus inimigos... É um covarde...
Bispo – Sacrilégio, como ousa insultar o Rei? O escolhido de deus?...Cavalo mate todos por insultar o Rei e Milady nossa Rainha querendo se comparar a ela.
Cavalo – Com todo o prazer.
Quando o Cavalo está prestes a desembainhar a espada
Rei – Esperam... Continue Peão.
Peão – Nós trabalhamos para enriquecer seu reino nós lutamos as tuas batalhas nas linhas de frente, sendo sacrificados como nada, somo explorados, arriscamos nossa vidas por todos vocês, somos a maioria em teu reino e mesmo assim não fomos considerados neste julgamento, já chegar de tanta injustiça! Nunca mais iremos arriscar as nossas vidas para ganhar ou proteger um trono para um Rei que não nos representar e que é inútil que apenas olha o jogo, então decidimos: Não lutamos mais as tuas batalhas... Está na hora da revolução.
Rei – Contestável, mas nunca contestado uma situação que continuaremos vendo, todos os dias.
Torre – Eu poderia acrescentar ainda que no nosso maravilhoso mundo do século 21 a mão que controla vocês ainda continuará fazendo mesma forma e fazendo, sim de corporações.
Rei – Ditado regras e ordenando a todos os movimentos nos mais diversos grupos sociais, inclusive os donos do poder Rei e Rainha.
Cena IV Conclusão
Peão – O Xadrez tanto usa a matemática e a sociologia para mostrar a probabilidade de um peão conseguir mudar seu destino... Dê simples peça substituível para um Rei a uma peça importante na sociedade, portanto nosso jogo de tabuleiro. Ele mostra a realidade repulsiva que em muito pouco ou em nada, em sua base estruturar desde que o homem se junto a outros e outros homens.
Narrador  – Isso precisa mudar , vocês somente vocês pode quebrar a barreira social que o envolvem.... Estudem corram atrás de seus sonhos, mudem seus destinos.
 - Peões - uni – vos já não lutas apenas por um só homem mas por honra por justiça por LIBERDADE!!!
Narrador – Neste momento existe um desfecho na luta entre os peões e demais peças até o peão sentar no trono.
Narrador – Faz um discurso em relação o que cada peça tem haver com os dias atuais o qual vivemos. Em um processo dialético como citado por Marx criando um novo fato social Durkheim indo de encontro a violência simbólica e contra todas as possibilidades matemática, sim nós podemos vencer!
E encerra com essa frase “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Então para que serve a utopia? Serve para isso para que eu nunca pare de caminhar”.  

Autor: Paulo Lima;

Projeto: A Sociologia E O Jogo de Xadrez Para O Ensino Médio 





1.      Introdução

O Projeto de Sociologia para o Ensino médio tem o intuito de fazer uma reflexão no processo de ensino e aprendizagem dos clássicos da sociologia através do jogo de xadrez no ensino médio e demonstrar como este é utilizado na 2º Direc, mas precisamente nas cidades de Tibau do Sul e Goianinha / RN, contextualizando e dialogando constantemente a teoria sociológica com o jogo de xadrez, reforçando temas ligados a pluralidade, tradições e a representação da cultura local, sem esquecer as estruturas de totalidade global é claro, bem como pensar o jogo de xadrez como um recurso metodológico e também pedagógico como uma ferramenta que e auxilia na vinculação da realidade histórico-social da comunidade onde a escola o aluno está inserido, de modo que se atente para a relevância e as diversidades socioculturais destes, exercitando a imaginação sociologia.

2.      Planejamento e Participação

O projeto tem como concepção e proposta o planejamento participativo no que diz respeito à potencialização do ensino da teoria clássica da sociologia, através do jogo de xadrez, como forma de trabalho coletivo que se caracterize principalmente pela integração dos diferentes setores da comunidade escolar. Como um processo educativo que se propõe a transformar, os objetivos de ensino que deverão estar voltados predominantemente para a reelaboração e produção do conhecimento. Para tanto, a meu ver o ensino de sociologia deve expressar ações, para reflexão, curiosidade, investigação e a criatividade, concomitantemente com a comunidade escolar e a cultura local. Em última instância, o projeto e a organização dos conteúdos estará intimamente relacionada com o objetivo maior da educação escolar, que é propiciar a aquisição do saber sistematizado (ciência), tido como instrumento essencial de libertação do homem e de construção de sua cidadania e que haja uma ponte de cunho radicalizante com a cultura local e as vivências e experiências dos alunos de modo que este processo esteja dialogando sempre com o triple professor, comunidade escolar e a teoria sociológica.    


3.      O fazer pedagógico como um espaço de diálogo entre professor, aluno, gestão escolar e a comunidade.

Dentro desta perspectiva, o projeto tem ainda como estratégica pedagógica, indagar a teoria sociológica através do xadrez como um fazer pedagógico que privilegie o entendimento de toda a estrutura social que permeia os espaços de aprendizagem do aluno dos que fazem a escola e a comunidade, pais, professores, alunos a gestão da escola, funcionários para que desta forma se possa ter um diálogo contínuo e assim continuar pensando mecanismos para está sempre melhorando e aperfeiçoando o ensino de sociologia.

4.      A teoria sociológica o xadrez e os espaços de representação do discente

           Neste contexto, acredito que uma das funções do jogo de xadrez como facilitador da teoria sociológica é fazer com que o indivíduo perceba que a sociedade está dividida em classes, como uma condensação material de uma relação de forças e que só existe porque há antagonismo, percebendo a sua personalidade como ligada à linguagem, às atitudes, aos gestos, cuja imagem é desenvolvida por todos os que estão a sua volta, fornecendo aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificadores, logo o jogo de xadrez deve ser um corpo explicativo de representações simbólicas e práticas, com normas, regras e preceitos de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros da sociedade uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais.

5.      Os recursos didáticos a serem utilizados irão depender da quantidade de alunos envolvidos no projeto.

·         Quadro,
·         Livro didático de sociologia
·         Lápis
·         Caderno
·         Jogo de Xadrez
·         Data show

6.      Procedimento de fixação e avaliação:

  • Participação com Mesa Redonda
  • Oficina de exercícios.
 7.      Alguns dos resultados obtidos nas execuções anteriores

ü  Compreensão das relações sociais e a dinâmica da vida em sociedade e suas transformações, construções e reconstruções constantes, através da teoria sociológica clássica com auxílio do jogo de xadrez
ü  Desenvolvimento da imaginação sociológica dos espaços culturais os quais está inserido de modo local e global.
ü  Construção de argumentos e posicionamentos reflexivos e crítico da realidade social que cerca o discente.
ü  Estimulou a participação do aluno no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, xadrez e a teoria sociológica.

8.      Considerações Finais

Destarte, acredito que a investigação e a pesquisa têm um papel de extrema importância na busca da problematização das mais variadas maneiras de se ensina sociologia, numa busca constante de pontes que se estabeleça o diálogo na intenção de um aprimoramento contínuo e que se possa sempre se ter o melhor para os alunos, através desta importante ferramenta que a meu ver é o jogo de xadrez no auxílio do ensino da teoria clássica da sociologia, contribuindo para a formação e a atualização dos discentes, este (xadrez) não apareça como meras ilustrações, mas que se apresente como uma ferramenta que provoque a reflexão, valorizando a diversidade étnica, a pluralidade social e cultura local com atividades e exercícios que estimule a capacidade do discente em produzir textos, desnaturalizando os valores e as instituições o auxiliando a analisar o mundo no qual está inserido, estimulando a curiosidade e o interesse, favorecendo o aprimoramento humano da cidadania, da ética e do trabalho.

9.      REFERÊNCIAS:

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http://www.clubedexadrez.com.br/portal/xadrezbasico/bibliografia.htm


 

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa, professor e amigo Paulo!

    Os estudantes que participam do projeto certamente levarão esses ensinamentos para a vida toda.

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