Projeto: A Sociologia E O Jogo De Xadrez Para O Ensino Médio
Projeto: A Sociologia E O Jogo De Xadrez Para O Ensino Médio
Paulo Luiz Silva
de Lima; Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais na Universidade Federal do
Rio Grande do Norte (UFRN). Professor na Rede Estadual de Ensino do RN.
Resumo
O intuito deste
projeto é fazer uma reflexão no processo de ensino e aprendizagem dos clássicos
da sociologia através do jogo de xadrez no ensino médio e demonstrar como esta
é utilizado na 2º Dired, mas precisamente nas cidades de Tibau do Sul e
Goianinha / RN, para um total de 25 alunos, contextualizando e reforçando temas
ligados a pluralidade, tradições e a representação da cultura local através do
jogo de xadrez, sem esquecer as estruturas de totalidade global é claro, bem
como pensar como uma ferramenta um recurso metodológico e também pedagógico que
auxilia na vinculação da realidade histórico-social da comunidade onde a escola
o aluno está inserido, de modo que se atente para a relevância e as
diversidades socioculturais destes, exercitando a imaginação sociológica, este
tema foi tratado por um sociólogo norte-americano chamado Wright Mills, no seu
livro “A imaginação Sociológica” publicado pela primeira vez em 1959.
A sociologia, como ciência, baseia-se em pesquisas, métodos de
investigação, reflexões sobre teorias e metodologias sobre o comportamento em
grupo e em sociedade na
interpretação dos conceitos do Émile Durkheim, Max Weber e o Karl Marx, facilitando
e dinamizando a interpretação e a representação cultural da realidade social
através do jogo de xadrez, desde o ensinar as regras básicas do jogo para os
alunos que não sabem, bem como a representação simbólica de cada peça e do
tabuleiro.
Esta metodologia de ensino auxilia no ensino e
na compreensão de temas estruturantes da sociologia do Émile Durkheim: fato
social, exterioridade, generalidade, coercitividade, solidariedade mecânica,
solidariedade orgânica, religião profano, sagrado, indivíduo, ser social,
educação. Max Weber: ação social, relação social, tipos de ação social, tipos
de dominação, esferas sociais, estamentos, classe, burocracia, Karl Marx:
Materialismo histórico dialético classes sociais, burguesia,proletariado,
estado, alienação, ideologia, infraestrutura, superestrutura, exploração, mais
– valia, luta de classes, ditadura do proletariado, socialismo, comunismo.
Desta feita, auxiliando o aluno na interpretação da realidade social o qual
está inserido, o ajudando na compreensão que a vida nada mais é do que uma
construção social e no desenvolvimento de habilidades como concentração,
problematização, planejamento, reflexão e memorização.
“Ação
exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem ainda
preparadas para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver, na
criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados
pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança,
particularmente, se destine” (Educação e Sociedade. p. 41).
Logo,
este projeto contribui como uma alternativa que resulte de um processo
integrador entre a cultura local e a representação do jogo de xadrez a teoria
sociológica e a comunidade escolar, o professor, aluno e seu contexto
sociocultural. Na perspectiva de se pensar a construção da realidade social,
sendo planejadas como ponto de referência as problemáticas socioculturais,
econômica e política do contexto onde a escola, comunidade e alunos estão
inseridos. Onde o planejamento do ensino, nessa perspectiva, esteja voltado
eminentemente para a transformação da prática pedagógica do professor no que se
refere à organização do ensino.
Destarte,
as formas que o xadrez pode ser usado tanto na sociologia como na matemática
são as mais diversas no tocante deixo o exemplo em forma de peça que foi
utilizado na Escola Estadual João Tibúrcio Goianinha.
Primeiro Ato
O narrador apresenta a
sala fala um pouco de cada peça o que elas representaram na idade média e na
idade contemporânea, dizendo que mesmo com o passar dos séculos pouca coisa
mudou. E dizer que existe uma relação inerente da sociologia da matemática com o
jogo de xadrez com a nossa vida.
O Tabuleiro O estado
(Já foi o feudo na idade média).
Rei e a Rainha (Banqueiros,
empresários, latifundiários).
Bispo (A igreja, a
religião).
Torre (O capitalismo e
os mecanismos que esse utiliza para manter o poder políticos sinônimo de
administração a mídia criando falsas realidades, ideologias).
Cavalo (Representa o
poder o Judiciário e as forças militares, desde antiguidade o cavalo é sinônimo
de força e poder).
Peão ( Já foi escravo
na antiguidade o vassalo na idade média e hoje é o trabalhador do campo e da
zona urbana).
Cena I
Entrada do rei
Torre - Curvem suas cabeças peões...
-Sentem!
Rei – Torre, porque
solicitou esta reunião? Tenho coisas mais importantes para me preocupar.
Torre – Meu rei, peço a
ti um pouco de atenção para algo de extrema importância para todos nós aqui
presentes. Meu senhor todos nós somos e sempre seremos seus servos, mas para a
vossa majestade quem de nós vós serve melhor?
Rei _ Que pergunta mais
idiota, como ousa me fazer perder tempo com um assunto tão fútil...bem estou
aqui então faremos um julgamento..mas da próxima vez Torre não vou gostar de
ser incomodado novamente.
Cavalo: Senhor, como
julgar quem de nós é o mais poderoso...lutaremos até a morte?
Torre – Como sempre um
bárbaro, Cavalo já pensei em tudo... como sempre... vamos informar ao nosso rei
o nosso devido valor para a coroa e assim ele julgará qual de nós é digno de
ser sua peça mais importante para o seu tabuleiro (estado).
Cena II
Cavalo – Então eu serei
o primeiro... Meu rei, sou o braço forte do estado meu dever é servir e
proteger a nobreza, pulo casas e peças mostrando violenta opressão, e desejo
passar por cima de qualquer um para alcançar um objetivo. Tudo para proteger vossa
alteza para proteger vosso reino por isso sou o mais importante, eu sou aquele
que comanda seu exército e suas leis sou símbolo de bravura e lealdade.
Bispo – ahahahahaha seu
tolo, cavalo e você também Torre, vocês nunca seriam tão importantes quanto eu
... Meu Rei, sou o mais próximo de Deus somente deus o ilumina e protege e dar
sabedoria eu mantenho o povo dócil e calmo, não escute homens tolos, escute a
voz de deus, escute a mim, pois seu reino não passaria de muralhas caídas sem
deus sem a minha pessoa. Deus é a mais importante para te, eu sou a peça mais
importante.
Rei: (risos) estou
adorando seu discursos (risos) vamos
Torre sua vez!
Torre – certo, meu Rei
esses idiotas são hipócritas, eu sou o capital financeiro eu crio ilusões
ideológicas usando a política a mídia a escola o trabalho as famílias para
passar a impressão que está tudo bem tudo é natural e que nada precisa mudar,eu
administro todo o seu reino, meus paços são calculados matematicamente para que
haja uma oportunidade de queda do teu reino, sem mim o cavalo não teria o
investimento para manter seu exército magnífico...
Cavalo – Seu
desgraçado?! Está falando que meu exército depende de você?!
Torre – Sim, estou!
Rei – Cavalo, a Torre
não comentou nada em seu manifesto. Se falar novamente sem permissão... Corto sua
língua.
Torre – Obrigado meu
Rei, as terras do seu reino são ricas e vasta por conta da minha manipulação e
administração política, cuido para que tudo esteja em ordem em todo o seu
reino, então é claro que eu sou o mais eficiente e necessário para o seu reino
e para o Senhor é claro.
Cavalo / Bispos
(Gritos).
Rei – (Gritos). Calados
os dois, já sei que você é o mais importante para mim minha torre.
Cena III
Peão – Esperem... E
nós?
Cavalo – Calado seu
desgraçado quer ser decapitado?
Rei – Espere Cavalo
estou intrigado... Peão como ousa falar assim com seu Rei?
Peão – Meu Rei, porque
eles falaram e nós não? Eu sou tão importante quanto qualquer um deles, posso
ainda ser tão importante quanto sua rainha, o Senhor apenas foge dos seus
inimigos... É um covarde...
Bispo – Sacrilégio,
como ousa insultar o Rei? O escolhido de deus?...Cavalo mate todos por insultar
o Rei e Milady nossa Rainha querendo se comparar a ela.
Cavalo – Com todo o
prazer.
Quando o Cavalo está
prestes a desembainhar a espada
Rei – Esperam...
Continue Peão.
Peão – Nós trabalhamos
para enriquecer seu reino nós lutamos as tuas batalhas nas linhas de frente,
sendo sacrificados como nada, somo explorados, arriscamos nossa vidas por todos
vocês, somos a maioria em teu reino e mesmo assim não fomos considerados neste
julgamento, já chegar de tanta injustiça! Nunca mais iremos arriscar as nossas
vidas para ganhar ou proteger um trono para um Rei que não nos representar e
que é inútil que apenas olha o jogo, então decidimos: Não lutamos mais as tuas
batalhas... Está na hora da revolução.
Rei – Contestável, mas
nunca contestado uma situação que continuaremos vendo, todos os dias.
Torre – Eu poderia acrescentar
ainda que no nosso maravilhoso mundo do século 21 a mão que controla vocês
ainda continuará fazendo mesma forma e fazendo, sim de corporações.
Rei – Ditado regras e
ordenando a todos os movimentos nos mais diversos grupos sociais, inclusive os
donos do poder Rei e Rainha.
Cena IV Conclusão
Peão – O Xadrez tanto
usa a matemática e a sociologia para mostrar a probabilidade de um peão conseguir
mudar seu destino... Dê simples peça substituível para um Rei a uma peça importante
na sociedade, portanto nosso jogo de tabuleiro. Ele mostra a realidade
repulsiva que em muito pouco ou em nada, em sua base estruturar desde que o
homem se junto a outros e outros homens.
Narrador – Isso precisa mudar , vocês somente vocês
pode quebrar a barreira social que o envolvem.... Estudem corram atrás de seus
sonhos, mudem seus destinos.
- Peões - uni – vos já não lutas apenas por um
só homem mas por honra por justiça por LIBERDADE!!!
Narrador – Neste
momento existe um desfecho na luta entre os peões e demais peças até o peão
sentar no trono.
Narrador – Faz um
discurso em relação o que cada peça tem haver com os dias atuais o qual vivemos.
Em um processo dialético como citado por Marx criando um novo fato social
Durkheim indo de encontro a violência simbólica e contra todas as
possibilidades matemática, sim nós podemos vencer!
E encerra com essa
frase “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta
dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu
caminhe, jamais alcançarei. Então para que serve a utopia? Serve para isso para
que eu nunca pare de caminhar”.
Autor: Paulo
Lima;
Projeto: A Sociologia E O Jogo de Xadrez Para O Ensino Médio
1.
Introdução
O Projeto de Sociologia para o Ensino médio tem o intuito de fazer uma
reflexão no processo de ensino e aprendizagem dos clássicos da sociologia
através do jogo de xadrez no ensino médio e demonstrar como este é utilizado na
2º Direc, mas precisamente nas cidades de Tibau do Sul e Goianinha / RN, contextualizando
e dialogando constantemente a teoria sociológica com o jogo de xadrez,
reforçando temas ligados a pluralidade, tradições e a representação da cultura
local, sem esquecer as estruturas de totalidade global é claro, bem como pensar
o jogo de xadrez como um recurso metodológico e também pedagógico como uma
ferramenta que e auxilia na vinculação da realidade histórico-social da
comunidade onde a escola o aluno está inserido, de modo que se atente para a
relevância e as diversidades socioculturais destes, exercitando a imaginação
sociologia.
2. Planejamento e Participação
O projeto tem como concepção e proposta o planejamento participativo no
que diz respeito à potencialização do ensino da teoria clássica da sociologia,
através do jogo de xadrez, como forma de trabalho coletivo que se caracterize
principalmente pela integração dos diferentes setores da comunidade escolar. Como
um processo educativo que se propõe a transformar, os objetivos de ensino que deverão
estar voltados predominantemente para a reelaboração e produção do conhecimento.
Para tanto, a meu ver o ensino de sociologia deve expressar ações, para
reflexão, curiosidade, investigação e a criatividade, concomitantemente com a
comunidade escolar e a cultura local. Em última instância, o projeto e a
organização dos conteúdos estará intimamente relacionada com o objetivo maior
da educação escolar, que é propiciar a aquisição do saber sistematizado
(ciência), tido como instrumento essencial de libertação do homem e de
construção de sua cidadania e que haja uma ponte de cunho radicalizante com a
cultura local e as vivências e experiências dos alunos de modo que este
processo esteja dialogando sempre com o triple professor, comunidade escolar e
a teoria sociológica.
3. O fazer pedagógico como um espaço de
diálogo entre professor, aluno, gestão escolar e a comunidade.
Dentro desta perspectiva, o projeto tem ainda como estratégica pedagógica,
indagar a teoria sociológica através do xadrez como um fazer pedagógico que privilegie
o entendimento de toda a estrutura social que permeia os espaços de
aprendizagem do aluno dos que fazem a escola e a comunidade, pais, professores,
alunos a gestão da escola, funcionários para que desta forma se possa ter um diálogo
contínuo e assim continuar pensando mecanismos para está sempre melhorando e
aperfeiçoando o ensino de sociologia.
4. A teoria sociológica o xadrez e os espaços
de representação do discente
Neste contexto, acredito que uma das
funções do jogo de xadrez como facilitador da teoria sociológica é fazer com
que o indivíduo perceba que a sociedade está dividida em classes, como uma
condensação material de uma relação de forças e que só existe porque há
antagonismo, percebendo a sua personalidade como ligada à linguagem, às
atitudes, aos gestos, cuja imagem é desenvolvida por todos os que estão a sua
volta, fornecendo aos membros da sociedade o sentimento da identidade social,
encontrando certos referenciais identificadores, logo o jogo de xadrez deve ser
um corpo explicativo de representações simbólicas e práticas, com normas,
regras e preceitos de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é
dar aos membros da sociedade uma explicação racional para as diferenças
sociais, políticas e culturais.
5.
Os recursos
didáticos a serem utilizados irão depender da quantidade de alunos envolvidos
no projeto.
·
Quadro,
·
Livro didático de sociologia
·
Lápis
·
Caderno
·
Jogo de Xadrez
·
Data show
6.
Procedimento
de fixação e avaliação:
- Participação com Mesa Redonda
- Oficina de exercícios.
7. Alguns dos resultados obtidos nas execuções
anteriores
ü Compreensão
das relações sociais e a dinâmica da vida em sociedade e suas transformações,
construções e reconstruções constantes, através da teoria sociológica clássica
com auxílio do jogo de xadrez
ü Desenvolvimento
da imaginação sociológica dos espaços culturais os quais está inserido de modo
local e global.
ü Construção
de argumentos e posicionamentos reflexivos e crítico da realidade social que
cerca o discente.
ü Estimulou
a participação do aluno no desenvolvimento do processo de ensino e
aprendizagem, xadrez e a teoria sociológica.
8. Considerações Finais
Destarte, acredito que a investigação e a pesquisa têm um papel de
extrema importância na busca da problematização das mais variadas maneiras de
se ensina sociologia, numa busca constante de pontes que se estabeleça o
diálogo na intenção de um aprimoramento contínuo e que se possa sempre se ter o
melhor para os alunos, através desta importante ferramenta que a meu ver é o
jogo de xadrez no auxílio do ensino da teoria clássica da sociologia,
contribuindo para a formação e a atualização dos discentes, este (xadrez) não
apareça como meras ilustrações, mas que se apresente como uma ferramenta que
provoque a reflexão, valorizando a diversidade étnica, a pluralidade social e
cultura local com atividades e exercícios que estimule a capacidade do discente
em produzir textos, desnaturalizando os valores e as instituições o auxiliando
a analisar o mundo no qual está inserido, estimulando a curiosidade e o
interesse, favorecendo o aprimoramento humano da cidadania, da ética e do
trabalho.
9.
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Parabéns pela iniciativa, professor e amigo Paulo!
ResponderExcluirOs estudantes que participam do projeto certamente levarão esses ensinamentos para a vida toda.
Grato, professor e amigo Agenor, forte abraço.
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