A Sociologia e a Imaginação Sociológica Através da Fotografia.

 










Projeto:
Sociologia e a Imaginação Sociológica através da fotografia.

           O intuito deste projeto é fazer uma ponte entre a sociologia e a fotografia, auxiliando o  processo de ensino e aprendizagem,  no ensino médio e demonstrar como esta é utilizado na 2º Dired, mas precisamente na escola estadual João Tibúrcio na cidade de Goianinha / RN.

Justificativa

A sociologia, como ciência, baseia-se em pesquisas, métodos de investigação, reflexões sobre teorias e metodologias sobre o comportamento em grupo e em sociedade na interpretação dos conceitos do Émile Durkheim, Max Weber e o Karl Marx, facilitando e dinamizando a interpretação e a representação cultural da realidade social.

Com o auxílio da fotografia, esta metodologia de ensino auxilia no processo de ensino e aprendizagem e na compreensão de temas estruturantes da sociologia no tocante dos autores clássicos Émile Durkheim: fato social, exterioridade, generalidade, coercitividade, solidariedade mecânica, solidariedade orgânica, religião profano, sagrado, indivíduo, ser social, educação. Max Weber: ação social, relação social, tipos de ação social, tipos de dominação, esferas sociais, estamentos, classe, burocracia, Karl Marx: Materialismo histórico dialético classes sociais, burguesia, proletariado, estado, alienação, ideologia, infraestrutura, superestrutura, exploração, mais – valia, luta de classes, ditadura do proletariado, socialismo, comunismo. Desta feita, ajuda o aluno na interpretação da realidade social o qual está inserido, e na compreensão que a vida nada mais é do que uma construção social, bem como no desenvolvimento de habilidades como concentração, problematização, planejamento, reflexão e memorização. Este projeto contribui como uma alternativa que resulte de um processo integrador entre a realidade social e a representação do recorte fotográfico.

Objetivo         

A escola deve se constituir em instância social de valorização e promoção da cidadania de adolescentes, jovens e adultos.  Visa-se a construção da relação entre o passado, presente e futuro, reconhecendo que a sociedade humana consiste num modelo de desenvolvimento baseado em processos sociais e históricos. Nesta perspectiva o projeto tem como objetivo desnaturalizar o que é da ordem da construção social da realidade, buscando explicações sociais para aquilo que é do mundo social, invés de nos apegamos a explicações de ordem física, biológica ou sobrenatural. Considerar as condições sociais as gerações anteriores a reprodução do poder, acumulo de poder ou não como se dar. Tem também como objetivo o estranhamento que nada mais do que responder as seguintes questões de que forma realmente as coisas sociais acontecem? Porque acontecem? Questionar, verificar aquilo que está dito. Debater sobre as diversas visões de mundo social do passado e no tempo que se está inserido, pluralidade teórica que é própria da ciência e inclui a pluralidade de visões de mundo que está circulando na sociedade, entendo que os indivíduos são fruto da cultura e não do acaso do inato.

Contribuir numa ação pedagógica de problematização da realidade social, com a finalidade de colaborar com uma metodologia que possa instrumentalizar o aluno para inferir na sociedade, desenvolvendo-se a reflexão, fazendo com que dessa forma os alunos possam fazer a leitura do mundo.

Problematização

            Mostrar para os alunos que com a fotografia auxiliada com a imaginação sociológica é possível perceber a realidade social, que estão presentes desde que o homem constituiu-se em sociedade

Estabelecer o cruzamento entre a sociologia a fotografia, desenvolvendo as habilidades como comparar, transferir, sintetizar, inferir, levantar hipóteses etc. Ao mesmo tempo, ampliando e solidificando o repertório cultural do aluno, preparando-o para melhor interagir com a realidade atual.  

Hipótese

Os conceitos sociológicos são peças chaves para entender a realidade social as instituições e o indivíduo como uma construção social e histórica. Logo a concepção de diversos autores é fundamental para o entendimento do funcionamento da sociedade suas contradições e desigualdades

Culminância
            Elaboração de um mural com os alunos relacionando os conceitos sociológicos e o recorte da realidade social capturada na fotografia por parte dos alunos envolvidos no projeto, apresentando-a a comunidade escolar, incentivando o processo de multiplicação das abordagens desenvolvidas, durante a execução do mesmo.




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