Projeto da Feira de Ciências: A violência contra a mulher e a luta por uma cultura de Paz.
Projeto
da Feira de Ciências: A violência contra a mulher e a luta por uma cultura de
Paz.
Projeto da Feira de Ciências: A
violência contra a mulher e a luta por uma cultura de Paz, foi apresentado na
escola Estadual João Tibúrcio, e desenvolvido em algumas cenas durante a apresentação,
discutindo os direitos humanas, tendo como recorte a violência contra mulher e
como essa lógica foi construída ao longo da história e como desconstruir essa
estrutura construindo dessa forma uma cultura de paz todas as etapas foram
desenvolvidas como uma peça, onde narradores surgiam caracterizado com cada
personagem histórico e condizente com os conceitos apresentados por trás de uma
cortina e narravam os acontecimentos históricos e explicavam os conceitos.
1° NARRADOR:
- Bem Vindos: Sou um
viajante do futuro e tudo o que vocês iram ver agora faz parte do meu passado,
eu vim para tentar salvar o futuro de cada um que aqui está hoje. Vocês
presenciar um homem que ficou louco porque já não encontrava Deus na vida das
pessoas “o amor ao próximo” e para ele por estes motivos Deus estava morto a
sociedade o matou. Fruto de uma violência contra a mulher que é construída
desde a Grécia antiga se estende até o Brasil colônia e o sistema patriarcal, é
reforçado no século XVIII no neocolonialismo no darwinismo social.
E é reforçado até os
dias de hoje, alguns jovens com boas músicas sempre procuravam dizer e mostrar
que alguma coisa estava muito errada com músicas de ritmo animado como um tal
de hey Joe, que país é esse e a minha alma. Não esqueçam o hoje e o futuro
dependem apenas de vocês, construindo um novo mundo a partir de hoje.
2° O LOUCO (PEÇA)
1-
PERSONAGENS: RELIGIOSO, MULHER BEM VESTIDA, POLÍTICO, EMPRESÁRIO.
2-
NEGROS (MORADOR DE RUA), MULHER( PROSTITUTA), CRIANÇA (PEDINTE)
INDIO.
“Os personagens 1 andam pela sala no meio dos visitantes os
personagens do grupo 2 se aproximam e pedem ajuda os do grupo 1 negam e agem
com rejeição e até com violência com os do grupo 2.
3º PROCESSO DE NÃO
ISENÇÃO DA MULHER AO LONGO DA HISTÓRIA
O preconceito é fenômeno secular e, de certo modo, se confunde
com a própria história da civilização, ao menos em boa parte do mundo. Em
sociedades guerreiras, por exemplo, o homem adulto combatente era mais
valorizado que idosos e crianças[1]4.
Na Grécia antiga, as mulheres eram freqüentemente retratadas nas figuras dos
vasos exercendo atividades domésticas ou na condição de fiadoras de lã.
Filósofos e pensadores chegaram a pregar a inferioridade feminina. Platão, por
exemplo, vaticinava que “os homens
covardes que foram injustos durante a sua vida serão provavelmente
transformados em mulheres quando reencarnarem". Já São Tomás de Aquino
declarava que o destino da mulher “é viver sob a tutela do homem". Por sua
vez, Honorè de Balzac defendia ser mais desejável “uma mulher de barbas do que
uma mulher sábia". Nos dias de hoje, chega a ser difícil acreditar
que as mulheres já foram equiparadas a escravos e estrangeiros (na democracia
ateniense); consideradas “amaldiçoadas” pela igreja católica (na idade média);
e cruelmente perseguidas como bruxas (no tempo da inquisição). E o que dizer da
proibição das mulheres de participarem dos Jogos Olímpicos, podendo ser
condenadas à morte, caso fossem flagradas assistindo às competições?
“A primeira coisa é a estrutura de desigualdade entre homens e mulheres na
sociedade, no mercado de trabalho. Existe uma imagem sobre o que é uma mulher
na sociedade, e elas ainda não são vistas como alguém de decisão, que resolve,
e a ideia da política, participação, direitos é ligado a isso.
Tempos estranhos.
4º ESTRUTURA SOCIAL
No âmbito das ciências sociais, a estrutura social
é formada pelas organizações padronizadas da sociedade, que são tanto
emergentes quanto determinantes das ações dos indivíduos.
O QUE FORMA ESTA ESTRUTURA?
A economia a política a educação o trabalho a
família a religião o direito a cultura, é o modo de ser das pessoas.A estrutura padroniza comportamentos,
ações e os papéis sociais dos indivíduos em uma determinada sociedade. E isso
não se faz naturalmente, por mais que alguns achem que sim, mas tudo isso faz
parte de uma construção social. E geralmente essa estrutura, esse modo de ser,
é criado pela ação humana de um determinado sistema econômico vigente.
SOCIALIZAÇÃO
•
Processo pelo qual o indivíduo internaliza o coletivo, ou seja, através da
socialização é que as idéias e valores estabelecidos pelo coletivo passam o
constituir o indivíduo e pela apreensão destas é que ele adapta-se aos grupos
que faz parte.
A
socialização é um processo dinâmico e é ferramenta de formação da personalidade e por sua vez o
indivíduo também passa a ser ferramenta de manutenção e transformação da socialização,
pois quem é o socializado é também um que socializa, e tal interação e
integração estará sempre presente, pois enquanto houver relação humana haverá
socialização.
O
indivíduo precisa e depende da sociedade e esta só existe em razão dos indivíduos,
e nesta relação surgem as regras e normas como meios de coerção social para
manter o equilíbrio desta relação, e estas afetam o indivíduo que passa a ter
uma liberdade condicionada, e ele ora as atende e ora as transgride, gerando
conflitos com o seu meio por este não exercer satisfatoriamente o seu papel
social.
• O indivíduo insere-se na sociedade
por meio dos grupos sociais;
• O processo de socialização pode variar de acordo com o ambiente ou o tempo
• Tipos de educação:
• Formal: onde ocorrem relações mais superficiais, profissionais. Nesse espaço buscam-se respeito às normas, as regras…
• Informal: onde ocorrem relações mais íntimas, marcadas por afetos.
• Ainda há os agentes versáteis: ou seja, presente em todas as esferas do indivíduo, como a TV, o jornal, Cinema, Rádio, Internet…
• O processo de socialização pode variar de acordo com o ambiente ou o tempo
• Tipos de educação:
• Formal: onde ocorrem relações mais superficiais, profissionais. Nesse espaço buscam-se respeito às normas, as regras…
• Informal: onde ocorrem relações mais íntimas, marcadas por afetos.
• Ainda há os agentes versáteis: ou seja, presente em todas as esferas do indivíduo, como a TV, o jornal, Cinema, Rádio, Internet…
O
ser humano é um ser social, isto é ,incapaz de viver isoladamente longe de
outro ser humano e além disso, precisa conviver com um maior número possível de
outros humanos para formar sua própria personalidade e visão de mundo, tal
busca pela construção de sua própria personalidade e visão de mundo é
justamente o processo de socialização.
Em
sua fase primária, a socialização humana ocorre na infância, onde a criança por
não ter um mínimo de experiência de vida não tem a mínima condição de avaliar
se tudo o que lhe ensinam é verdadeiro ou não, é induzida a acreditar em tudo e
em todos a sua volta sem fazer qualquer tipo de questionamento, é a chamada
aprendizagem incondicional ou aprendizagem por imitação.
Já a fase secundária da socialização
humana ocorre na adolescência, onde o indivíduo ainda não é totalmente um
adulto mas já não é mais tão criança, por isto dispõe de um mínimo de
experiência de vida suficiente para ao menos tentar valiar se tudo o lhe foi
ensinado e imposto como sendo certo, errado, bom, ruim, justo, injusto, ético,
não ético, moral, imoral, existe ou não existe, é realmente ou não certo,
errado, bom uim, justo, injusto, ético, não ético, moral, imoral, existe ou não
existe.
5º
BRASIL COLONIA E O SISTEMA PATRIARCAL
A
construção de uma sociedade patriarcal
Patriarcado
é um sistema social em que homens adultos mantêm o poder primário e predominam
em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e
controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna)
mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.
Sociedade
Patriarcal Igual ao Machismo.
O
domínio do homem sobre o corpo e a sexualidade das mulheres no interior das
relações patriarcal-racista-capitalistas torna-se funcional à reprodução desse
modo de produção na medida em que mantém o regime da perpetuação da propriedade
privada e da herança. Em um sistema ainda mornáquico o Brasil que ainda não
tinha esse nome recebe uma lógica totalmente européia em nome de um pretenso
desenvolvimento, logo ficaram de fora de qual quer ação de cidadania os índios
que foram dizimados os mesmos foram ditos que não tinham cultura não tinham
religião, os negros escravizados vindos da áfrica por mais de 3 séculos. Com a
saída do monopólio português essa lógica permanece com as seguintes
características:
Ø Padrão
de legitimação baseado em:
Ø Gênero
(identidade o homem como a lógica dominante, controlando os corpos e a
sexualidade, a mulher é aceita na condição de ficar a margem, qualquer outra
representação fora essas é reprimida com forte violência)
Ø Orientação
Sexual (impondo um regime de orientação sexual “legítimo”, que discrimina e
invisibiliza as diversas formas de vivências das relações afetivo-sexuais e
identidade de gênero de mulheres e homens)
Ø Cor/Raça
(brancos, arianos, negação dos negros, índios, mestiços)
Ø Classe
Social (nobreza, burguesia, negação das minorias e classes populares)
Ø Religiosidade
(cristã apenas, negação das religiões afra e indígena)
6º DARWINISMO SOCIAL
O darwinismo social que foi propagado no século XIX
afirmava que havia uma competição entre os indivíduos na sociedade. Para seus
adeptos, um dos fatores que influenciava nessa luta era a raça: a existência de
indivíduos “degradados” ou “impuros” racialmente podia fazer a sociedade como
um todo decair.
Nesse raciocínio, o darwinismo social acabou
fundamentando diversas práticas racistas. Para os seguidores dessa doutrina,
geralmente a raça branca era a superior o homem superior as mulheres e era
aquela que podia levar a sociedade ao progresso.
7° Apresentação de um casal em sua residência mostrando a
opressão e a dominação masculina com as normas preestabelecidas das funções em
uma casa após o casal chegar de um passeio na praia, onde o marido s senta na
frente da TV para ver o jogo, enquanto a mulher vai cuidar da casa da comida e
dos filhos.
8º
Relato Pessoal: Uma aluna se disponibilizou a contar ua parte da sua vida que
foi de abusos e violências psicológicas, matrimonial e física, proporcionado
por seu ex – companheiro.
9°
BANDA
Tocando
músicas ao fim de cada apresentação: “Hey Joe ( Rappa) Que país é esse (Legião
Urbana) Toda a Forma de Poder (Engenheiros do Hawaii.
10°
REFLEXÃO FINAL E ALTERNATIVAS PARA UM MUNDO MAIS JUSTO.
¢ Conscientização, informação
¢ Educar crianças com equidade, igualdade de direitos e
oportunidades, independente do sexo, gênero ou orientação sexual
¢ Não consumir músicas, mídias e produtos que
desvalorizam a mulher (vista como objeto sexual)
¢ Não reproduzir preconceitos no dia a dia – piadas,
discriminação etc
¢ Não criticar uma mulher transformando-a em culpada no
lugar de vítima.
¢ Formar Rede de apoio com vizinhos e familiares
¢ Denunciar:Centro de Referência da Mulher ou 180
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¢ Compositores: Renato Junior Manfredini
¢ Letra de Que País É Este © Sony/ATV Music
Publishing LLC
¢ Compositores: Billy Roberts
¢ Letra de Hey Joe © Sony/ATV Music Publishing LLC,
Warner Chappell Music, Inc
¢ Compositores: Alexandre Monte De Menezes / Lauro
Jose De Farias / Marcelo De Campos Lobato / Marcelo Falcao Custodio / Marcelo
Fontes Do Nascimento Vi Santana
¢ Letra de Minha alma © Warner Chappell Music, Inc
¢ Compositores: Humberto Gessinger
¢ Letra de Toda forma de poder © Warner Chappell
Music, Inc
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