Projeto da Feira de Ciências: A violência contra a mulher e a luta por uma cultura de Paz.




Projeto da Feira de Ciências: A violência contra a mulher e a luta por uma cultura de Paz.

Projeto da Feira de Ciências: A violência contra a mulher e a luta por uma cultura de Paz, foi apresentado na escola Estadual João Tibúrcio, e desenvolvido em algumas cenas durante a apresentação, discutindo os direitos humanas, tendo como recorte a violência contra mulher e como essa lógica foi construída ao longo da história e como desconstruir essa estrutura construindo dessa forma uma cultura de paz todas as etapas foram desenvolvidas como uma peça, onde narradores surgiam caracterizado com cada personagem histórico e condizente com os conceitos apresentados por trás de uma cortina e narravam os acontecimentos históricos e explicavam os conceitos.
1° NARRADOR:
- Bem Vindos: Sou um viajante do futuro e tudo o que vocês iram ver agora faz parte do meu passado, eu vim para tentar salvar o futuro de cada um que aqui está hoje. Vocês presenciar um homem que ficou louco porque já não encontrava Deus na vida das pessoas “o amor ao próximo” e para ele por estes motivos Deus estava morto a sociedade o matou. Fruto de uma violência contra a mulher que é construída desde a Grécia antiga se estende até o Brasil colônia e o sistema patriarcal, é reforçado no século XVIII no neocolonialismo no darwinismo social.
E é reforçado até os dias de hoje, alguns jovens com boas músicas sempre procuravam dizer e mostrar que alguma coisa estava muito errada com músicas de ritmo animado como um tal de hey Joe, que país é esse e a minha alma. Não esqueçam o hoje e o futuro dependem apenas de vocês, construindo um novo mundo a partir de hoje.
2° O LOUCO (PEÇA)
1-      PERSONAGENS: RELIGIOSO, MULHER BEM VESTIDA, POLÍTICO, EMPRESÁRIO.
2-      NEGROS (MORADOR DE RUA), MULHER( PROSTITUTA), CRIANÇA (PEDINTE) INDIO.
“Os personagens 1 andam pela sala no meio dos visitantes os personagens do grupo 2 se aproximam e pedem ajuda os do grupo 1 negam e agem com rejeição e até com violência com os do grupo 2.
3º PROCESSO DE NÃO ISENÇÃO DA MULHER AO LONGO DA HISTÓRIA
O preconceito é fenômeno secular e, de certo modo, se confunde com a própria história da civilização, ao menos em boa parte do mundo. Em sociedades guerreiras, por exemplo, o homem adulto combatente era mais valorizado que idosos e crianças[1]4. Na Grécia antiga, as mulheres eram freqüentemente retratadas nas figuras dos vasos exercendo atividades domésticas ou na condição de fiadoras de lã. Filósofos e pensadores chegaram a pregar a inferioridade feminina. Platão, por exemplo, vaticinava que “os homens covardes que foram injustos durante a sua vida serão provavelmente transformados em mulheres quando reencarnarem". Já São Tomás de Aquino declarava que o destino da mulher “é viver sob a tutela do homem". Por sua vez, Honorè de Balzac defendia ser mais desejável “uma mulher de barbas do que uma mulher sábia". Nos dias de hoje, chega a ser difícil acreditar que as mulheres já foram equiparadas a escravos e estrangeiros (na democracia ateniense); consideradas “amaldiçoadas” pela igreja católica (na idade média); e cruelmente perseguidas como bruxas (no tempo da inquisição). E o que dizer da proibição das mulheres de participarem dos Jogos Olímpicos, podendo ser condenadas à morte, caso fossem flagradas assistindo às competições? “A primeira coisa é a estrutura de desigualdade entre homens e mulheres na sociedade, no mercado de trabalho. Existe uma imagem sobre o que é uma mulher na sociedade, e elas ainda não são vistas como alguém de decisão, que resolve, e a ideia da política, participação, direitos é ligado a isso.
 Tempos estranhos.
4º ESTRUTURA SOCIAL
No âmbito das ciências sociais, a estrutura social  é formada pelas organizações padronizadas da sociedade, que são tanto emergentes quanto determinantes das ações dos indivíduos.
O QUE FORMA ESTA ESTRUTURA?
A economia a política a educação o trabalho a família a religião o direito a cultura, é o modo de ser das pessoas.A estrutura padroniza comportamentos, ações e os papéis sociais dos indivíduos em uma determinada sociedade. E isso não se faz naturalmente, por mais que alguns achem que sim, mas tudo isso faz parte de uma construção social. E geralmente essa estrutura, esse modo de ser, é criado pela ação humana de um determinado sistema econômico vigente.

SOCIALIZAÇÃO
• Processo pelo qual o indivíduo internaliza o coletivo, ou seja, através da socialização é que as idéias e valores estabelecidos pelo coletivo passam o constituir o indivíduo e pela apreensão destas é que ele adapta-se aos grupos que faz parte.
A socialização é um processo dinâmico e é ferramenta de formação da personalidade e por sua vez o indivíduo também passa a ser ferramenta de manutenção e transformação da socialização, pois quem é o socializado é também um que socializa, e tal interação e integração estará sempre presente, pois enquanto houver relação humana haverá socialização.
O indivíduo precisa e depende da sociedade e esta só existe em razão dos indivíduos, e nesta relação surgem as regras e normas como meios de coerção social para manter o equilíbrio desta relação, e estas afetam o indivíduo que passa a ter uma liberdade condicionada, e ele ora as atende e ora as transgride, gerando conflitos com o seu meio por este não exercer satisfatoriamente o seu papel social.
• O indivíduo insere-se na sociedade por meio dos grupos sociais;
• O processo de socialização pode variar de acordo com o ambiente ou o tempo
• Tipos de educação:
• Formal: onde ocorrem relações mais superficiais, profissionais. Nesse espaço buscam-se respeito às normas, as regras…
• Informal: onde ocorrem relações mais íntimas, marcadas por afetos.
• Ainda há os agentes versáteis: ou seja, presente em todas as esferas do indivíduo, como a TV, o jornal, Cinema, Rádio, Internet…
O ser humano é um ser social, isto é ,incapaz de viver isoladamente longe de outro ser humano e além disso, precisa conviver com um maior número possível de outros humanos para formar sua própria personalidade e visão de mundo, tal busca pela construção de sua própria personalidade e visão de mundo é justamente o processo de socialização.
Em sua fase primária, a socialização humana ocorre na infância, onde a criança por não ter um mínimo de experiência de vida não tem a mínima condição de avaliar se tudo o que lhe ensinam é verdadeiro ou não, é induzida a acreditar em tudo e em todos a sua volta sem fazer qualquer tipo de questionamento, é a chamada aprendizagem incondicional ou aprendizagem por imitação.
Já a fase secundária da socialização humana ocorre na adolescência, onde o indivíduo ainda não é totalmente um adulto mas já não é mais tão criança, por isto dispõe de um mínimo de experiência de vida suficiente para ao menos tentar valiar se tudo o lhe foi ensinado e imposto como sendo certo, errado, bom, ruim, justo, injusto, ético, não ético, moral, imoral, existe ou não existe, é realmente ou não certo, errado, bom uim, justo, injusto, ético, não ético, moral, imoral, existe ou não existe.
5º BRASIL COLONIA E O SISTEMA PATRIARCAL          
A construção de uma sociedade patriarcal
Patriarcado é um sistema social em que homens adultos mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.
Sociedade Patriarcal Igual ao Machismo.
O domínio do homem sobre o corpo e a sexualidade das mulheres no interior das relações patriarcal-racista-capitalistas torna-se funcional à reprodução desse modo de produção na medida em que mantém o regime da perpetuação da propriedade privada e da herança. Em um sistema ainda mornáquico o Brasil que ainda não tinha esse nome recebe uma lógica totalmente européia em nome de um pretenso desenvolvimento, logo ficaram de fora de qual quer ação de cidadania os índios que foram dizimados os mesmos foram ditos que não tinham cultura não tinham religião, os negros escravizados vindos da áfrica por mais de 3 séculos. Com a saída do monopólio português essa lógica permanece com as seguintes características:
Ø  Padrão de legitimação baseado em:
Ø  Gênero (identidade o homem como a lógica dominante, controlando os corpos e a sexualidade, a mulher é aceita na condição de ficar a margem, qualquer outra representação fora essas é reprimida com forte violência)
Ø  Orientação Sexual (impondo um regime de orientação sexual “legítimo”, que discrimina e invisibiliza as diversas formas de vivências das relações afetivo-sexuais e identidade de gênero de mulheres e homens)
Ø  Cor/Raça (brancos, arianos, negação dos negros, índios, mestiços)
Ø  Classe Social (nobreza, burguesia, negação das minorias e classes populares)
Ø  Religiosidade (cristã apenas, negação das religiões afra e indígena)

6º DARWINISMO SOCIAL
O darwinismo social que foi propagado no século XIX afirmava que havia uma competição entre os indivíduos na sociedade. Para seus adeptos, um dos fatores que influenciava nessa luta era a raça: a existência de indivíduos “degradados” ou “impuros” racialmente podia fazer a sociedade como um todo decair.
Nesse raciocínio, o darwinismo social acabou fundamentando diversas práticas racistas. Para os seguidores dessa doutrina, geralmente a raça branca era a superior o homem superior as mulheres e era aquela que podia levar a sociedade ao progresso.
7° Apresentação de um casal em sua residência mostrando a opressão e a dominação masculina com as normas preestabelecidas das funções em uma casa após o casal chegar de um passeio na praia, onde o marido s senta na frente da TV para ver o jogo, enquanto a mulher vai cuidar da casa da comida e dos filhos.

8º Relato Pessoal: Uma aluna se disponibilizou a contar ua parte da sua vida que foi de abusos e violências psicológicas, matrimonial e física, proporcionado por seu ex – companheiro.
9° BANDA
Tocando músicas ao fim de cada apresentação: “Hey Joe ( Rappa) Que país é esse (Legião Urbana) Toda a Forma de Poder (Engenheiros do Hawaii.
10° REFLEXÃO FINAL E ALTERNATIVAS PARA UM MUNDO MAIS JUSTO.
¢  Conscientização, informação
¢  Educar crianças com equidade, igualdade de direitos e oportunidades, independente do sexo, gênero ou orientação sexual
¢  Não consumir músicas, mídias e produtos que desvalorizam a mulher (vista como objeto sexual)
¢  Não reproduzir preconceitos no dia a dia – piadas, discriminação etc
¢  Não criticar uma mulher transformando-a em culpada no lugar de vítima.
¢  Formar Rede de apoio com vizinhos e familiares
¢  Denunciar:Centro de Referência da Mulher ou 180
Referências
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¢  Catarina Morgado. Isabel Oliveira.  Mediação em contexto escolar: transformar o conflito em oportunidade.
¢  Compositores: Renato Junior Manfredini
¢  Letra de Que País É Este © Sony/ATV Music Publishing LLC
¢  Compositores: Billy Roberts
¢  Letra de Hey Joe © Sony/ATV Music Publishing LLC, Warner Chappell Music, Inc
¢  Compositores: Alexandre Monte De Menezes / Lauro Jose De Farias / Marcelo De Campos Lobato / Marcelo Falcao Custodio / Marcelo Fontes Do Nascimento Vi Santana
¢  Letra de Minha alma © Warner Chappell Music, Inc
¢  Compositores: Humberto Gessinger
¢  Letra de Toda forma de poder © Warner Chappell Music, Inc

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