Sim a escola diversa e plural não a escola cívico - militar
Concordo
em muito com vários estados e governos do nordeste que não aderiram ao modelo
de escola militar.
Um
dos discursos que sustenta a ideia das escolas civil militares é a questão da
segurança mas como não é de estranhar a pauta do presidente e de seu governo
sempre é atacar na situação errada e distorcer fatos e situações.
O
indivíduo é muito mais que a escola, a desobediência a violência e a agressão nenhuma dessas características é algo inato, antes de tudo isso o homem é
formado por questões físicas, mentais, emocionais e espirituais e tudo está
envolto de uma construção social.
A
violência, a falta de respeito e agressões físicas ou verbais não é uma falta
da escola apenas, mas de toda uma estrutura social. A polícia em determinados
espaços estigmatizados historicamente no nosso país causa medo e receio já que
é a única política pública que sobe o morro. Imagine um policial entrando
fardado numa sala de aula, qual séria a reação da turma?
Vou
citar alguns pontos do porque não concordo com a ideia de escolas civil
militares.
ü O
discurso de militarização das escolas não traz segurança apenas dar uma falsa
impressão de segurança, já que os reais motivos e causas fora dela não é atingindo.
ü Essa
ideologia civil militar, descaracteriza os professores a formação destes que
passam anos estudando em cursos de licenciatura, especializações e pós
graduação na área da educação, além de anos de vivência dentro de uma sala de
aula.
ü A
escola militar em uma escola pública que deve abraçar a diversidade em um país
plural como o Brasil, tem uma lógica excludente, faz uma seleção natural no
melhor teor darwinista, a diversidade do corpo (cabelo, barba) de gênero
(mulheres, lgbts) do dialeto, da musicalidade e da dinâmica plural do ser social
é excluído e dos que tem suas atividades recreativas são apenas alguns exemplos
do que é emputado. Na medida em que a lógica militar é seguir um modo de
conduta rígido, doutrinário e sem meios termos.
ü Os
efeitos práticos serão contrários, a violência e a reprodução da mesma na verdade
irá aumentar, já que a diversidade de determinados grupos são negadas no espaço
escolar, elas serão reprimidos mais fortemente e não aceitos fora dela.
ü A
escola deve ser um espaço público, logo é e deve ser considerado como aquele
que seja de uso comum e posse de todos. Entendendo-se como local de encontros e
relações, o espaço público apresenta, em seu ambiente, papel determinante. É
nele que se desenvolvem atividades coletivas, com convívio e trocas entre os
grupos diversos que compõem a heterogênea sociedade urbana. A existência do
espaço público, portanto, está relacionada diretamente com a formação de uma
cultura agregadora e compartilhada entre os cidadãos. Sendo assim, a lógica
militar em nada se encaixa com a ideia de escola pública.
Por conseguinte, se fala nos
investimentos, porque não se potencializa as ações nas escolas que já
existentes?
Em resumo, as escolas cívico – militar,
cria uma imagem negativa dos professores, dizendo que estes já não sabem fazer
o dia a dia da escola. Logo não se problematiza os reais pontos da violência e
dos desrespeito no espaço escolar e em toda a sua comunidade, a mesma está inserida em uma estrutura social
que é cheia de estratificação com extrema desigualdade social.
Portanto, este modelo de educação
militar, está repleta de senso comum , porque sua ação é míope na medida que
não resolve a sua maior pauta que a violência pelo contrário radicaliza o desrespeito
existente. Jurar a bandeira e cantar o hino nacional em nada resolve determinadas
tensões sociais pelo contrário os agrava sem os devidos investimentos.
Existe um discurso que é uma
contradição constante, dizer que é contra a ideologia nas escolas mas se faz de tudo para implantar a sua ideologia. Aproveitando o ensejo, pergunto, não
séria melhor investir nas escolas do modelo atual, valorizando os professores, invés de ataca-los e definitivamente parar com os cortes na educação básica e superior?
Devolver e duplicar o que foi redirecionado? Invés de escola militar que
segrega, onde estão os investimentos em cultura, lazer, esportes, habitação,
saúde, assistência social, profissional?
Escola cívico - militar, definitivamente não!!!
Escola cívico - militar, definitivamente não!!!
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