PROJETO MAQUETES E SOCIOLOGIA: A CONSTRUÇÃO DA CIDADE SOCIOLÓGICA
INTRODUÇÃO
Paulo Luiz Silva de
Lima, Professor Na SEEC / RN - 2° DIREC
Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN)
pauloluizufrn@yahoo.com.br
O projeto cidade sociológica, é um
projeto que faz uma ponte entre teoria e prática do ensino de sociologia onde
os conceitos de diversos autores das ciências sociais saem do mundo abstrato
para o concreto, tornado a teoria em algo palpável através da construção de
maquetes, culminado na cidade sociológica, essa prática criativa auxilia
na tomada de consciência sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade de
forma mais ampla. Trata-se da capacidade de conectar situações da realidade
como os interesses em disputa, percebendo que a sociedade não se apresenta de
determinada forma por acaso.
A construção
das maquetes faz com que os discentes tenham um processo de conscientização
derivada do conhecimento sociológico ampliado, fazendo com que compreendam as
ligações existentes entre o ambiente social pessoal imediato e o mundo social
impessoal que circunda e que colabora para moldar as pessoas.
As atividades são pensadas
desde o início do ano de modo que são desenvolvidas na escola estadual
Professor José Mamede em Tibau do Sul / RN e na Escola Estadual João Tibúrcio - Goianinha / RN, com o alunos do 1°, 2º e 3° anos;
essas ações faz uma reflexão no processo de ensino e aprendizagem no
tocante na relação entre a teoria e a prática e dentro destra perspectiva, se
torna uma ação de intervenção uma proposta que tenta contribui para a ampliação
do universo abstrato, real, político, social e cultural dos alunos permitindo que
possam problematizar suas identidades, reavaliar os pressupostos de cidadania.
Conseqüentemente, na perspectiva
de se pensar a construção da realidade social, sendo planejadas como ponto de
referência das problemáticas socioculturais, econômica e política do contexto
onde a escola, comunidade e alunos estão inseridos. Onde o planejamento do
ensino, nessa perspectiva, esteja voltado eminentemente para a transformação da
prática pedagógica do professor no que se refere à organização da teoria e da
prática do ensino.
OBJETIVOS
O projeto tem como concepção e proposta o planejamento participativo no
que diz respeito à potencialização do ensino da sociologia, através da relação
teoria sociológica e a prática na construção de maquetes de modo que os alunos
das três séries do ensino médio se utilizando da imaginação sociológica do Charles
Wright Mills, “imaginação sociológica” a capacidade de poder visualizar a
sociedade com um certo sentido de distanciamento, em vez de fazê-lo apenas da
perspectiva das experiências pessoais e das pré-concepções culturais, visualizando
a realidade social os conceitos de diversos autores da sociologia, materializam
o que em um primeiro momento aparece como abstrato aparece agora como situações
concretas do seu cotidiano.
As atividades tem como objetivo pedagógico criar uma ponte entre teoria e
prática e assim felicitar o processo de ensino e aprendizagem, deixando Como um
processo educativo que se propõe a transformar, os objetivos de ensino que
deverão estar voltados predominantemente para a reelaboração e produção do
conhecimento.
Para tanto, a meu ver o ensino de sociologia deve expressar ações, para
reflexão, curiosidade, investigação e a criatividade, concomitantemente com a
comunidade escolar e a realidade social que está em todos os espaços sociais do
estudante seja a cultura local ou de espaços que em certa medida está distante
dele mas que interfere diretamente no seu modo de vida. Em última instância, o
projeto e a organização dos conteúdos estará intimamente relacionada com o
objetivo maior da educação escolar, que é propiciar a aquisição do saber
sistematizado (ciência), tido como instrumento essencial de libertação do homem
e de construção de sua cidadania e que haja uma ponte de cunho potencializador
entre a teoria e a prática.
O projeto “maquete e sociologia a cidade sociológica” trabalha os
seguintes conceitos:
1° ano do ensino médio:
ü
Sociedade
e indivíduo,
ü
Socialização
primária,
ü
Socialização
Secundária,
ü
Fato
Social,
ü
Exterioridade,
Generalidade, coercitividade,
ü
Papel
social,
ü
Ator
social,
ü
Estratificação
social;
No 2° ano do ensino médio:
ü
Etnia,
ü
Multiculturalismo,
ü
Identidade
Cultural,
ü
Cultura
imaterial
ü
Cultura
material,
ü
Relativismo
ü
Etnocentrismo
ü
Controle
social e tipos de controles
ü
No 3° ano
do ensino médio:
ü
Estado,
ü
Cidadania,
ü
Direitos
Civis, sociais e político,
ü
Políticas
Públicas,
ü
Democracia,
ü
Governo,
ü
Tipos de
organização social;
Metodologia
O projeto cidade sociológica, é um
projeto pensando desde o início do ano de modo que foi desenvolvido na escola
estadual Professor José Mamede em Tibau do Sul / RN, com o alunos do 1°, 2º e
3° anos os assuntos foram abordados e construídos em 5 etapas.
1.
Aula expositiva como os autores e tendo como auxílio o livro didático
sociologia para Jovens do Século XXI.
2.
Sorteio dos temas entre s os grupos.
3.
Orientação para à pesquisa e produção de apresentações em seminários, através
de slides e textos
4.
Cada grupo se utilizando do conceito de imaginação sociológica do sociólogo
norte americano Charles Wright Mills, passou a produzi as maquetes, e a fazer a
relação entre teoria e prática.
5.
Uma produção textual explicando qual a relação dos objetos construídos na
maquete e os temas trabalhados.
A 1° série produziu maquetes com os
clássicos Émile Durkheim: Os Fatos Sociais e suas características:
Generalidade, exterioridade, coercitividade, solidariedade orgânica e mecânica,
os três tipos de suicídio. Max Weber: Os três tipos puros de dominação,
estratificação social, os 4 tipos de ação social. Karl Marx: Modos de Produção
e Materialismo Histórico dialético. As turmas de 2° ano produziram maquetes
sobre os conceitos de Indústria culturais, cultura, cultura popular, cultura
erudita e o Pierre Bourdieu e os tipos de capital cultural, capital social e
capital econômico e as metamorfoses do mundo do trabalho. Já as turmas do 3°
ano fazem uma revisão sobre os clássicos e questões relacionadas a
desigualdades sociais e a momentos históricos como as manifestações em maio de 1968,
ditaduras militares e diretas já.
Ainda neste trabalho, é feita uma investigação da concepção de
metodologia mas especifico,contextualizado e reforçando temas ligados a
democracia, identidade cultural, pluralidade, controle social e tipos de
controle, tradições e a representação da cultura local através dos conceitos
dialogando com temas atuais e se materializando com as maquetes, pensando
sempre as relações estruturais de totalidade global é claro, com a intenção de
radicalizar os sentidos de classificação dos resultados de ensino da disciplina
de sociologia, ancorados em um processo educativo em que a metodologia
privilegie a reflexão a curiosidade e a investigação e a criatividade dos
discentes.
Por conseguinte, não haverá preocupação com a verificação da quantidade
de conteúdos aprendidos, mas com a qualidade da reelaboração e a produção de
novos conhecimentos, problematizados junto aos alunos com base no assunto
estudado.
Destarte, a educação pretendida por meio dessa perscrutação acredita que
os conceitos dos autores não sejam apenas fruto de uma reprodução sem sentido.
Estes deveram ser integrador em toda a sua extensão. Com efeito, é essa
abordagem integradora que proporcionará um ensino voltado para a formação de
pessoas críticas, questionadoras e atuantes em sua cidadania.
Em síntese, na efetivação de uma metodologia e de uma didática que esteja
comprometida com o cotidiano dos alunos no processo de ensino, assim a
participação ativa de todos os elementos envolvidos no processo, deve-se
priorizar a busca da unidade entre teoria e prática; a teoria sociológica deve
partir da realidade concreta – aluno, escola, contexto social; deve estar
voltado para atingir o fim mais amplo da educação que é a reflexão e a
transformação social.
Conclusão:
Desse modo, existem meios para uma melhora no processo de ensino e aprendizagem
e consequentemente do sistema educacional, para fins de incluir e não excluir e
que se faz necessário mecanismos que possam dinamizar o ensino de sociologia
nos mais variados espaços no tocante nas salas de aula do ensino médio,
radicalizando os meios de reflexão e inclusão.
Este trabalho em questão tem como objetivo demostrar uma concepção de
metodologia de ensino de sociologia, que é utilizado na 2º Direc mas
precisamente nas cidades de Tibau do Sul e Goianinha, contextualizado e reforçando temas ligados a
pluralidade, tradições e a representação da cultura local através da construção
de maquetes aliando teoria e prática, sem esquecer as estruturas de totalidade
global é claro, bem como pensar a maquete como um recurso metodológico e também
pedagógico como uma ferramenta que esteja sempre vinculada a realidade
histórico-social da comunidade onde a escola o aluno está inserido, de modo que
se atente para a relevância e as diversidades socioculturais destes.
Sendo assim, a forma como as aulas são ministradas se torna fundamental
no que diz respeito a toda sua estrutura. Desde o simples e comum lápis e
quadro, a ter a linguagem empregada.
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ANEXOS
Parabéns pelo belo trabalho, queria tanto um Brasil socialista a realidade seria outra.
ResponderExcluirSeguimos na luta sempre!
ExcluirParabéns! Muito inspirador
ResponderExcluirGrato Carina.
ExcluirParabéns, Paulo. Manu aqui...
ResponderExcluirVlw Manu, abraços.
ExcluirParabéns Paulo, ótima sacada. Abraços
ResponderExcluir