PROJETO MAQUETES E SOCIOLOGIA: A CONSTRUÇÃO DA CIDADE SOCIOLÓGICA











INTRODUÇÃO


Paulo Luiz Silva de Lima, Professor Na SEEC / RN - 2° DIREC

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN)

pauloluizufrn@yahoo.com.br



O projeto cidade sociológica, é um projeto que faz uma ponte entre teoria e prática do ensino de sociologia onde os conceitos de diversos autores das ciências sociais saem do mundo abstrato para o concreto, tornado a teoria em algo palpável através da construção de maquetes, culminado na cidade sociológica, essa prática criativa auxilia na tomada de consciência sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade de forma mais ampla. Trata-se da capacidade de conectar situações da realidade como os interesses em disputa, percebendo que a sociedade não se apresenta de determinada forma por acaso.
A construção das maquetes faz com que os discentes tenham um processo de conscientização derivada do conhecimento sociológico ampliado, fazendo com que compreendam as ligações existentes entre o ambiente social pessoal imediato e o mundo social impessoal que circunda e que colabora para moldar as pessoas.
As atividades são pensadas desde o início do ano de modo que são desenvolvidas na escola estadual Professor José Mamede em Tibau do Sul / RN e na Escola Estadual João Tibúrcio - Goianinha / RN, com o alunos do 1°, 2º e 3° anos; essas ações faz uma reflexão no processo de ensino e aprendizagem no tocante na relação entre a teoria e a prática e dentro destra perspectiva, se torna uma ação de intervenção uma proposta que tenta contribui para a ampliação do universo abstrato, real, político, social e cultural dos alunos permitindo que possam problematizar suas identidades, reavaliar os pressupostos de cidadania.
   Conseqüentemente, na perspectiva de se pensar a construção da realidade social, sendo planejadas como ponto de referência das problemáticas socioculturais, econômica e política do contexto onde a escola, comunidade e alunos estão inseridos. Onde o planejamento do ensino, nessa perspectiva, esteja voltado eminentemente para a transformação da prática pedagógica do professor no que se refere à organização da teoria e da prática do ensino.

OBJETIVOS

O projeto tem como concepção e proposta o planejamento participativo no que diz respeito à potencialização do ensino da sociologia, através da relação teoria sociológica e a prática na construção de maquetes de modo que os alunos das três séries do ensino médio se utilizando da imaginação sociológica do Charles Wright Mills, “imaginação sociológica” a capacidade de poder visualizar a sociedade com um certo sentido de distanciamento, em vez de fazê-lo apenas da perspectiva das experiências pessoais e das pré-concepções culturais, visualizando a realidade social os conceitos de diversos autores da sociologia, materializam o que em um primeiro momento aparece como abstrato aparece agora como situações concretas do seu cotidiano.  
As atividades tem como objetivo pedagógico criar uma ponte entre teoria e prática e assim felicitar o processo de ensino e aprendizagem, deixando Como um processo educativo que se propõe a transformar, os objetivos de ensino que deverão estar voltados predominantemente para a reelaboração e produção do conhecimento.
Para tanto, a meu ver o ensino de sociologia deve expressar ações, para reflexão, curiosidade, investigação e a criatividade, concomitantemente com a comunidade escolar e a realidade social que está em todos os espaços sociais do estudante seja a cultura local ou de espaços que em certa medida está distante dele mas que interfere diretamente no seu modo de vida. Em última instância, o projeto e a organização dos conteúdos estará intimamente relacionada com o objetivo maior da educação escolar, que é propiciar a aquisição do saber sistematizado (ciência), tido como instrumento essencial de libertação do homem e de construção de sua cidadania e que haja uma ponte de cunho potencializador entre a teoria e a prática.
O projeto “maquete e sociologia a cidade sociológica” trabalha os seguintes conceitos:
1° ano do ensino médio:
ü  Sociedade e indivíduo,
ü  Socialização primária,
ü  Socialização Secundária,
ü  Fato Social,
ü  Exterioridade, Generalidade, coercitividade,
ü  Papel social,
ü  Ator social,
ü  Estratificação social;
No 2° ano do ensino médio:
ü  Etnia,
ü  Multiculturalismo,
ü  Identidade Cultural,
ü  Cultura imaterial
ü  Cultura material,
ü  Relativismo
ü  Etnocentrismo
ü  Controle social e tipos de controles
ü  No 3° ano do ensino médio:
ü  Estado,
ü  Cidadania,
ü  Direitos Civis, sociais e político,
ü  Políticas Públicas,
ü  Democracia,
ü  Governo,
ü  Tipos de organização social;

Metodologia
O projeto cidade sociológica, é um projeto pensando desde o início do ano de modo que foi desenvolvido na escola estadual Professor José Mamede em Tibau do Sul / RN, com o alunos do 1°, 2º e 3° anos os assuntos foram abordados e construídos  em  5 etapas.
1. Aula expositiva como os autores e tendo como auxílio o livro didático sociologia para Jovens do Século XXI.
2.  Sorteio dos temas entre s os grupos.
3. Orientação para à pesquisa e produção de apresentações em seminários, através de slides e textos
4. Cada grupo se utilizando do conceito de imaginação sociológica do sociólogo norte americano Charles Wright Mills, passou a produzi as maquetes, e a fazer a relação entre teoria e prática. 
        5. Uma produção textual explicando qual a relação dos objetos construídos na maquete e os temas trabalhados.
A 1° série produziu maquetes com os clássicos Émile Durkheim: Os Fatos Sociais e suas características: Generalidade, exterioridade, coercitividade, solidariedade orgânica e mecânica, os três tipos de suicídio. Max Weber: Os três tipos puros de dominação, estratificação social, os 4 tipos de ação social. Karl Marx: Modos de Produção e Materialismo Histórico dialético. As turmas de 2° ano produziram maquetes sobre os conceitos de Indústria culturais, cultura, cultura popular, cultura erudita e o Pierre Bourdieu e os tipos de capital cultural, capital social e capital econômico e as metamorfoses do mundo do trabalho. Já as turmas do 3° ano fazem uma revisão sobre os clássicos e questões relacionadas a desigualdades sociais e a momentos históricos como as manifestações em maio de 1968, ditaduras militares e diretas já.
Ainda neste trabalho, é feita uma investigação da concepção de metodologia mas especifico,contextualizado e reforçando temas ligados a democracia, identidade cultural, pluralidade, controle social e tipos de controle, tradições e a representação da cultura local através dos conceitos dialogando com temas atuais e se materializando com as maquetes, pensando sempre as relações estruturais de totalidade global é claro, com a intenção de radicalizar os sentidos de classificação dos resultados de ensino da disciplina de sociologia, ancorados em um processo educativo em que a metodologia privilegie a reflexão a curiosidade e a investigação e a criatividade dos discentes.
Por conseguinte, não haverá preocupação com a verificação da quantidade de conteúdos aprendidos, mas com a qualidade da reelaboração e a produção de novos conhecimentos, problematizados junto aos alunos com base no assunto estudado.
Destarte, a educação pretendida por meio dessa perscrutação acredita que os conceitos dos autores não sejam apenas fruto de uma reprodução sem sentido. Estes deveram ser integrador em toda a sua extensão. Com efeito, é essa abordagem integradora que proporcionará um ensino voltado para a formação de pessoas críticas, questionadoras e atuantes em sua cidadania.
Em síntese, na efetivação de uma metodologia e de uma didática que esteja comprometida com o cotidiano dos alunos no processo de ensino, assim a participação ativa de todos os elementos envolvidos no processo, deve-se priorizar a busca da unidade entre teoria e prática; a teoria sociológica deve partir da realidade concreta – aluno, escola, contexto social; deve estar voltado para atingir o fim mais amplo da educação que é a reflexão e a transformação social.

Conclusão:
           
Desse modo, existem meios para uma melhora no processo de ensino e aprendizagem e consequentemente do sistema educacional, para fins de incluir e não excluir e que se faz necessário mecanismos que possam dinamizar o ensino de sociologia nos mais variados espaços no tocante nas salas de aula do ensino médio, radicalizando os meios de reflexão e inclusão.
Este trabalho em questão tem como objetivo demostrar uma concepção de metodologia de ensino de sociologia, que é utilizado na 2º Direc mas precisamente nas cidades de Tibau do Sul e Goianinha,  contextualizado e reforçando temas ligados a pluralidade, tradições e a representação da cultura local através da construção de maquetes aliando teoria e prática, sem esquecer as estruturas de totalidade global é claro, bem como pensar a maquete como um recurso metodológico e também pedagógico como uma ferramenta que esteja sempre vinculada a realidade histórico-social da comunidade onde a escola o aluno está inserido, de modo que se atente para a relevância e as diversidades socioculturais destes.
Sendo assim, a forma como as aulas são ministradas se torna fundamental no que diz respeito a toda sua estrutura. Desde o simples e comum lápis e quadro, a ter a linguagem empregada.
  
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ANEXOS









 



















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