Cultura Indígena no Currículo Escolar Um Diálogo Necessário
1Apresentação do Trabalho de Pesquisa
A
proposta de intervenção se dar na escola estadual professor José Mamede, como
espaço de reflexão, problematização, construção e reconstrução de conhecimento
no currículo escolar, como, um leque de possibilidades para o desenvolvimento
da temática indígena e a comunidade escolar como um todo. Os índios ainda são
vistos como selvagens, ignorantes ou que
estão inertes ao tempo, este modo de ver ainda é em muito reproduzida como conceitos
de que o índio contemporâneo ainda tem que está semi nu, ou tem que está de
arco e flecha e usando o cocar.
.
A
proposta de intervenção cultura indígena no currículo escolar um diálogo necessário, surge com a perspectiva de
abertura entre a escola e a comunidade indígena
do
Catú, ou seja, entre uma pluralidade de ações, áreas e saberes e organizações
sociais, trabalhando em conjunto para atingir os objetivos que fazem parte neste contexto das problemáticas do cotidiano
das pessoas das mais variadas maneiras, das comunidades. No tocante, resgatar
valores como identidade cultural, inclusão, e que tem ainda como objetivo o
retomar os vínculos com os povos tradicionais, trabalhando a cidadania a
educação para a mediação de processos que possa auxilia a cultura indígena de
forma sistematizada, organizada e de maneira planejada, relativizando ações
culturais que são em certa medida diferentes da nossa.
O
objetivo é fazer uma reflexão no processo de ensino e aprendizagem no tocante a
cultura indígena e dentro desta perspectiva, acreditamos que a intervenção é
uma proposta que tenta contribui para a ampliação do universo social e cultural
das comunidades participantes (comunidade escolar e comunidade do Catú), permitindo
descobrir a identidade das pessoas, reavaliar os pressupostos de cidadania,
colaborando assim para a compreensão da cultura dos povos tradicionais do nosso
país no tocante a indígena.
A
proposta de intervenção, tem como geral objetivo fundamental, trabalhar com os
alunos das 3 séries do ensino médio na escola estadual Professor José Mamede em
Tibau do Sul, efetivado na própria localidade aldeia Catú com a visita in locu dos
alunos e comunidade escolar para pesquisa e reflexão e problematização da
cultura indígena e promovendo uma valorização da comunidade. Com atividades socioculturais na comunidade
indígena do Catú que fica localizado entre as cidades de Goianinha e
Canguaretama. Mostrar aos jovens alternativas para que aprenda,
compreenda valorize a própria cultura e também a diversidade cultural.
O
projeto tem como um dos seus objetivos específicos é valorizar as tradições da
cultura indígena, e a cultura urbana formado por um conjunto de ações inclusivas,
que desenvolverá novas competências e habilidades em um público marginalizado e
carente de ações especificas. Efetivado
na própria localidade aldeia Catú com a visita in locu dos alunos e comunidade
escolar para pesquisa e reflexão e problematização da cultura indígena e
promovendo uma valorização da comunidade.
Auxiliando
o aluno na interpretação da realidade social o qual está inserido, o ajudando
na compreensão que a vida nada mais é do que uma construção social e no
desenvolvimento de habilidades como concentração, problematização,
planejamento, reflexão e memorização com o auxílio dos autores estudados neste
curso como o professor Ricardo Ribeiro
Lodi Basta reduzir a pobreza para combater a desigualdade social? Maria José D.
Martins, Maria João Mogarro. A educação para a cidadania no século xxi, bem
como o Carlos Rodrigues no texto: O que é educação. Miguel G. Arroyo. Pobreza e
currículo: uma complexa articulação.
Por Conseguinte, esta proposta de
intervenção tem como objetivo enfatizar a cultura indígena o currículo e a
representação da comunidade escolar no entendimento da teoria dos três autores
clássicos da sociologia o Émile Durkheim fato social, o Max Weber os três tipos
puros de dominação, Karl Marx com o materialimso histórico dialético, classe
social, consciência de classe, além do Pierre Bourdieu com o conceito de
Habittus e reprodução social, violência simbólica o Peter Berg e o Thomas Luckmam com a
representação da realidade social bem como o mestre Paulo Freire Pedagogia da Autonomia Saberes
Necessários a Prática Educativa, entres outros.
Aulas práticas e
teóricas de teatro (TO); Palestras na aldeia com a liderança indígena;
Apresentações aberta para a comunidade de aulas de dança populares; Oficinas de Tupi na Aldeia Catú; Dinâmicas sobre
o tema o que é ser cidadão, ética, direitos humanos; Filmes e Vídeos sobre a
temática indígena; Oficina de Contadores de Histórias é feita com crianças da
comunidade. Os encontros são previamente marcados pelos instrutores; Oficina de pintura corporal – Atividades de desenho
livre ou temático; Oficina do jogo de Xadrez na escola e na comunidade
indígena.
A proposta de intervenção tem como uma
de suas propostas o resgate de vínculos individuais e sociais, pressupondo uma
interação e tipos de cooperação entre diversos atores uma vez reconhecido isso,
podemos considerar que a metodologia de pesquisa e extensão adquire um caráter
participativo, inclusive no plano subjetivo.
A participação cidadã a formação
política e a organização social, voltadas para o ensino e a aprendizagem no
dia-a-dia, a participação pode ser implícita (teoria) e explícita (prática) com
a metodologia apropriada ao contexto social, a participação explícita torna-se
necessário criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal, resgatando a cultura material e imaterial dos povos
indígenas, assim como desconstruir ações de cunho etnocêntrico com suas prenoções
e senso comum o que acarreta a violação de direitos como a violência
simbólica e conseqüentemente a violência física, psicológica e
patrimonial.
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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Pierre, A Distinção. São Paulo,
Zouk, 2008.
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Bertrand Brasil, 2000.
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L. LUCKMAN,Thomas. A
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1985.
Basta
reduzir a pobreza para combater a desigualdade social? LODI, Ricardo Ribeiro é Professor de Direito Financeiro da
UERJ e Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Tributário, 2017.
Bunker Roy: Learning from a barefoot movement https://www.youtube.com/watch?time_continue=9&v=t7_nze-BKeI
Carlos Rodrigues.O
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Ciço (NL)
https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=JkaEf362mtE
Francisco,
José de Melo Neto: PESQUISA-AÇÃO (aspectos práticos da pesquisa-ação nos movimentos sociais). (Populares e em extensão popular)
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