Cultura Indígena no Currículo Escolar Um Diálogo Necessário


1Apresentação do Trabalho de Pesquisa 








 

   INTRODUÇÃO

A proposta de intervenção se dar na escola estadual professor José Mamede, como espaço de reflexão, problematização, construção e reconstrução de conhecimento no currículo escolar, como, um leque de possibilidades para o desenvolvimento da temática indígena e a comunidade escolar como um todo. Os índios ainda são vistos como selvagens,  ignorantes ou que estão inertes ao tempo, este modo de ver ainda é em muito reproduzida como conceitos de que o índio contemporâneo ainda tem que está semi nu, ou tem que está de arco e flecha e usando o cocar.
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A proposta de intervenção cultura indígena no currículo escolar um diálogo necessário, surge com a perspectiva de abertura entre a escola e a comunidade indígena do Catú, ou seja, entre uma pluralidade de ações, áreas e saberes e organizações sociais, trabalhando em conjunto para atingir os objetivos que fazem parte  neste contexto das problemáticas do cotidiano das pessoas das mais variadas maneiras, das comunidades. No tocante, resgatar valores como identidade cultural, inclusão, e que tem ainda como objetivo o retomar os vínculos com os povos tradicionais, trabalhando a cidadania a educação para a mediação de processos que possa auxilia a cultura indígena de forma sistematizada, organizada e de maneira planejada, relativizando ações culturais que são em certa medida diferentes da nossa.


O objetivo é fazer uma reflexão no processo de ensino e aprendizagem no tocante a cultura indígena e dentro desta perspectiva, acreditamos que a intervenção é uma proposta que tenta contribui para a ampliação do universo social e cultural das comunidades participantes (comunidade escolar e comunidade do Catú), permitindo descobrir a identidade das pessoas, reavaliar os pressupostos de cidadania, colaborando assim para a compreensão da cultura dos povos tradicionais do nosso país no tocante a indígena.


A proposta de intervenção, tem como geral objetivo fundamental, trabalhar com os alunos das 3 séries do ensino médio na escola estadual Professor José Mamede em Tibau do Sul,  efetivado na própria localidade aldeia Catú com a visita in locu dos alunos e comunidade escolar para pesquisa e reflexão e problematização da cultura indígena e promovendo uma valorização da comunidade.  Com atividades socioculturais na comunidade indígena do Catú que fica localizado entre as cidades de Goianinha e Canguaretama. Mostrar aos jovens alternativas para que aprenda, compreenda valorize a própria cultura e também a diversidade cultural.


O projeto tem como um dos seus objetivos específicos é valorizar as tradições da cultura indígena, e a cultura urbana formado por um conjunto de ações inclusivas, que desenvolverá novas competências e habilidades em um público marginalizado e carente de ações especificas. Efetivado na própria localidade aldeia Catú com a visita in locu dos alunos e comunidade escolar para pesquisa e reflexão e problematização da cultura indígena e promovendo uma valorização da comunidade.   


Auxiliando o aluno na interpretação da realidade social o qual está inserido, o ajudando na compreensão que a vida nada mais é do que uma construção social e no desenvolvimento de habilidades como concentração, problematização, planejamento, reflexão e memorização com o auxílio dos autores estudados neste curso como o professor Ricardo  Ribeiro Lodi Basta reduzir a pobreza para combater a desigualdade social? Maria José D. Martins, Maria João Mogarro. A educação para a cidadania no século xxi, bem como o Carlos Rodrigues no texto: O que é educação. Miguel G. Arroyo. Pobreza e currículo: uma complexa articulação.
           Por Conseguinte, esta proposta de intervenção tem como objetivo enfatizar a cultura indígena o currículo e a representação da comunidade escolar no entendimento da teoria dos três autores clássicos da sociologia o Émile Durkheim fato social, o Max Weber os três tipos puros de dominação, Karl Marx com o materialimso histórico dialético, classe social, consciência de classe, além do Pierre Bourdieu com o conceito de Habittus e reprodução social, violência simbólica o  Peter Berg e o Thomas Luckmam com a representação da realidade social bem como o mestre Paulo Freire Pedagogia da Autonomia Saberes Necessários a Prática Educativa, entres outros.


Aulas práticas e teóricas de teatro (TO); Palestras na aldeia com a liderança indígena; Apresentações aberta para a comunidade de aulas de dança populares; Oficinas de Tupi na Aldeia Catú; Dinâmicas sobre o tema o que é ser cidadão, ética, direitos humanos; Filmes e Vídeos sobre a temática indígena; Oficina de Contadores de Histórias é feita com crianças da comunidade. Os encontros são previamente marcados pelos instrutores; Oficina de pintura corporal – Atividades de desenho livre ou temático; Oficina do jogo de Xadrez na escola e na comunidade indígena.


A proposta de intervenção tem como uma de suas propostas o resgate de vínculos individuais e sociais, pressupondo uma interação e tipos de cooperação entre diversos atores uma vez reconhecido isso, podemos considerar que a metodologia de pesquisa e extensão adquire um caráter participativo, inclusive no plano subjetivo.
A participação cidadã a formação política e a organização social, voltadas para o ensino e a aprendizagem no dia-a-dia, a participação pode ser implícita (teoria) e explícita (prática) com a metodologia apropriada ao contexto social, a participação explícita torna-se necessário criar oportunidades para o desenvolvimento pessoal, resgatando a cultura material e imaterial dos povos indígenas, assim como desconstruir ações de cunho etnocêntrico com suas prenoções e senso comum o que acarreta a violação de direitos como a violência simbólica e conseqüentemente a violência física, psicológica e patrimonial.     

7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo, Perspectiva, 1974.
B0URDIEU, Pierre, A Distinção. São Paulo, Zouk, 2008.
Bourdieu, Pierre. O poder simbólico. RJ 3ºed. Bertrand Brasil, 2000.
BERGER,Peter L. LUCKMAN,Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis, Vozes, 1985.
Basta reduzir a pobreza para combater a desigualdade social? LODI, Ricardo  Ribeiro é Professor de Direito Financeiro da UERJ e Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Tributário, 2017.
Bunker Roy: Learning from a barefoot movement   https://www.youtube.com/watch?time_continue=9&v=t7_nze-BKeI
Carlos Rodrigues.O que é educação.19.ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.
Ciço (NL) https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=JkaEf362mtE
Francisco, José de Melo Neto: PESQUISA-AÇÃO (aspectos práticos da pesquisa-ação nos    movimentos sociais). (Populares e em extensão popular)
“Cosmologias do capitalismo: o setor transpacíficodo ‘sistema mundial’”. In. Cultura na prática. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.GEERTZ, Clifford. 1989 [1973].
CUCHE, Denys. A noção de Cultura nas Ciências Sociais. São Paulo, EDUSC, 1999
DURKHEIM. E. Educação e sociologia. Rio de Janeiro, Vozes, 2011.
Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo, 47º ed. Paz e Terra, 2007.
Freire, Paulo. Comunicação ou Extensão. Rio de Janeiro; 7º ed. Paz e Terra, 1983.
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia Saberes Necessários a Prática Educativa. São Paulo, 26º ed. Paz e Terra, 1996.

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