Um Daqueles Camaradas






O professor Doutor em Sociologia da UFRN, César Sanson, é um daqueles camaradas que com muita honra o recebemos em Goianinha RN, e realmente poucas vezes pode ver alguém falar se abstendo do microfone para um público de mais de cem pessoas e tão heterogêneo com adolescentes, jovens e adultos com uma extrema atenção, interação e entendimento, e ao final ser tão aplaudido.
O professor César Sanson é um daqueles camaradas que nos faz nos fez um chamamento a mobilização social ao engajamento a mobilização, falando contra o conformismo e apatia que o capitalismo através da grande mídia nacional tenta nos impor diariamente, ele nos inflamou a olhar para a real possibilidade de um outro mundo que em nada tem haver com este, forjado através do suor e da participação social nos ensinou que devemos sempre nos reconstruir como pessoa, como aqueles que sofrem a história mas que ao mesmo tempo são os que devem fazer à história.
O professor César Sanson é um daqueles camaradas que na contra mão de um momento histórico faz história, e que nos inquietou a entender que devemos a cada instante nos indignar e não nos resignar a determinadas condutas.
O professor César Sanson é um daqueles camaradas que promovem o diálogo entre os desiguais que o mesmo ver como igual é um daqueles que tem uma postura de igual para igual com a diversidade de falas e crenças.
Tem a humildade como um ato de resistência, mostrando luz onde por diversas vezes só há a cegueira provocada pelo fanatismo de determinados grupos e que infelizmente ainda é tão atual, nos mostrou isso de face plácida, e com a rebeldia inerente aos grandes revolucionários em um mundo onde alguns comprometem a dignidade em troca de poder e alguns tostões a mais.
O professor César Sanson, representa para mim uma lição a corações tão míopes, provocada pelo fanatismo dos que estão empenhados apenas em defender seus dogmas e certezas doutrinarias. Sem ver sobre tudo as suas próprias incongruências.
Prontamente o professor César Sanson é um daqueles camaradas que a sua fala nos traz esperança em um mundo cheio de anomalias e desesperança,nos convidou a pensar e a refletir as nossas práticas diárias como ser humanos como cidadãos.
Ao fim e ao cabo devemos aprender sim, com o professor César Sanson que é aquele cara que é capaz de entregar a sua túnica aos que nada ou pouco tem.

Autor: Paulo Lima, Sociólogo.

Comentários

Postagens mais vistas